Pequenos Arteiros oferece aulas de música gratuitas
As aulas de violão foram apresentadas para Paulo Kcheve ainda na infância. Um tio lá de São Paulo presentou o menino com o instrumento e ficou na torcida para que ele despertasse o gosto pela arte. De início a intenção ficou somente na expectativa. As aulas de informática estavam no topo das prioridades de Paulo. Porém, o violão o conquistou tal lugar tempos depois. Aos 12 anos, o quase adolescente passou a dividir as tarefas escolares com o aprendizado pelas notas musicais e com a prática nas cordas do violão. Desde então Paulinho, como ficou conhecido, tem o violão como o seu amigo inseparável.
Paulinho se dedica há quase três décadas a musicalização nas escolas com o intuito de integração das crianças e estimulo do bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança. “Segundo diversos pesquisadores a música é capaz de treinar o cérebro”, disse. Formado em Artes Visuais pela Universidade do Contestado (UnC) de Porto União, Paulinho atualmente é professor na rede municipal de ensino e integra o projeto Pequenos Arteiros em União da Vitória. Ao lado de Robson José Castilho Gregório o objetivo é a oferta de aulas de música gratuitas às crianças a partir de sete anos de idade. A iniciativa é da Secretaria de Cultura de União da Vitória.
De acordo com Paulinho são aulas gratuitas de Ukulele (instrumento musical de quatro cordas semelhante ao cavaquinho) flauta doce e escaleta (que consiste num aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmônica de boca). Segundo o professor as vagas são limitadas. “O projeto iniciou no ano passado e é destinado exclusivamente a alunos da rede municipal de ensino de União da Vitória a partir dos sete anos de idade. A intenção é iniciar as aulas com a nova turma no dia 13 de junho”.
International Session
Paulinho já recebeu convite para participar do Projeto Internacional de Música, em 2016. O International Session foi criado pelo guitarrista Guilherme Bittencourt com a intenção de reunir músicos de diferentes lugares no mundo com o objetivo de gravar essa experiência. Sendo assim, na ocasião o single “Eu Sou” conta com as participações de Paulinho, representando o Brasil, Gui Bittencourt da Coréia do Sul, Brandon Gowdy, dos Estados Unidos e Ahsan Rogers, também dos Estados Unidos.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Serviço
Demais informações sobre o Projeto Pequenos Arteiros podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória que fica na Casa Vila Maria, mais conhecida como a Casa do Coronel Amazonas, no Distrito de São Cristóvão ou pelo telefone (42) 3521-1200.
Voltar para matérias