Pequenos Arteiros dão um show
Da artista internacional Lady Gaga aos clássicos da Música Popular Brasileira, os Pequenos Arteiros de União da Vitória deram um show durante o 1º Concerto de Formação realizado no sábado, 06, no Cineteatro Luz Uniuv. O palco contou com a presença de 60 crianças, das quais 25 receberam o diploma de formação no módulo básico da primeira turma do projeto.
De acordo com o professor do projeto, Robson José Castilho Gregório, os Pequenos Arteiros iniciaram as suas atividades em agosto de 2021, com a oferta gratuita de aulas de flauta doce, escaleta, ukulele e violão para alunos da rede municipal e estadual de ensino de União da Vitória.
O projeto de musicalização infantil, que iniciou com aulas na antiga Biblioteca Cidadã, no distrito de São Cristóvão, conta atualmente com uma nova turma no Espaço Estação União, ministradas pelo professor Paulo Kcheve. A intenção é a expansão do projeto também para os bairros do município.
Conforme Lei Municipal o projeto foi instituído como sendo de política pública permanente em União da Vitória. A iniciativa é da Secretaria de Cultura do município.
Unidos pela música
Paulo se dedica há quase três décadas à musicalização nas escolas das crianças e estímulo do bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da fala, da respiração, da autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança. “Segundo diversos pesquisadores a música é capaz de treinar o cérebro”, disse.
Formado em Artes Visuais pela Universidade do Contestado (UnC) de Porto União, Paulo atualmente é professor na rede municipal de ensino e integra o projeto Pequenos Arteiros em União da Vitória ao lado de Robson, que também é apaixonado pela arte de ensinar música. Em 2017 ele foi professor de música contratado pela Prefeitura de Matos Costa (SC), ao qual, com o projeto da Terceira Idade e Musicalização na Escola, despertou em várias crianças e adultos o gosto pela arte.
Serviço
Demais informações sobre o Projeto Pequenos Arteiros podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Cultura de União da Vitória que fica na Casa Vila Maria, mais conhecida como a Casa do Coronel Amazonas, no Distrito de São Cristóvão ou pelo telefone (42) 3521-1200.
Voltar para matérias