Comércio do Vale do Iguaçu está pronto para o Dia das Crianças

O comércio do Vale do Iguaçu está pronto para uma das principais datas comerciais do país, o Dia das Crianças. Segundo pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é que, neste ano, a data movimente R$ 18,8 bilhões em compras, R$ 5,1 bilhões a mais que em 2022. O levantamento aponta, ainda, que 73% dos consumidores devem ir às compras em busca de um presente para os pequenos.

Comércio do Vale do Iguaçu está pronto para o Dia das Crianças

“A nível regional em conversa com outros lojistas do ramo infantil a expectativa e percentual segue parecida com a nacional”, comenta o Diretor de Relações Públicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de União da Vitória e Porto União, Thiago Iwanko.

Neste ano, como de costume, o comércio do Vale do Iguaçu terá programação especial para a data, com a realização do Sábado+, no dia 07, com lojas abertas até às 16h. “O Dia das Crianças é considerado uma das cinco datas mais importantes para as vendas do comércio no Brasil. Serve também como termômetro para os lojistas medirem seus estoques para o Natal, que é a data mais forte do ano. Essa data focada em nossas pequenas crianças acaba sendo uma data de grande movimentação nas lojas focadas nesse pequeno público. Não apenas lojas de brinquedos e roupas infantis se beneficiam do Dia das Crianças, o setor de entretenimento, como cinemas, parques temáticos, teatros e restaurantes familiares, também experimenta um aumento na procura nessa época do ano. Esses locais frequentemente oferecem promoções especiais e eventos especiais para crianças, gerando receitas adicionais”, completa Thiago.

A pesquisa realizada pela CNDL também mostra que a maioria dos consumidores (81%) pretende realizar as compras pessoalmente, mas uma parcela do público (37%) também aponta que poderá realizar as compras pela internet (nesta pesquisa, era possível citar mais de um meio de compra, por essa razão a soma das porcentagens é superior a 100). Para Thiago, a escolha pela compra no comércio físico também é uma oportunidade para que pais e filhos desfrutem juntos da data. “O Dia das Crianças é uma data de grande importância para todos nós por várias razões. A celebração dessa data não se limita apenas a presentear as crianças com brinquedos ou doces, mas também carrega consigo significados e benefícios que impactam profundamente a relação entre pais e filhos, bem como o desenvolvimento das crianças. Por isso é importante que os pais presenteiem seus filhos com brinquedos e participem das brincadeiras junto com eles em todo esse desenvolvimento. Essa vivência com os filhos começa desde a hora que os pais vêm com os filhos nas lojas escolherem seus presentes, algo que a internet não proporciona. Além disso, isso fomenta a economia local, gera empregos e desenvolve a região que será o lar de seus filhos”.


Perfil de consumo no Dia das Crianças

Segundo a pesquisa da CNDL, o público pretende comprar, em média, 2,3 presentes. Destaque para a faixa de consumidores que pretendem comprar cinco ou mais presentes, que passou de 5,7% em 2022 para 10% em 2023.

Os presentes mais visados pelos consumidores são roupas e calçados (43,8%); bonecas ou bonecos (41,6%); jogos de tabuleiro ou jogos educativos (26,2%); avião ou carrinho de brinquedo (21,8%); bola (17,1%); chocolate ou doces diversos (16,5%); passeios (16,1%); bicicleta, skate, patinete, patins ou hoverboard (14,9%); livros, gibis ou revistas (14%); video game (12,5%); acessórios de papelaria (12,1%); tablet (8,6%); perfume, maquiagem e outros cosméticos (6,8%); smartphone (6,6%); instrumento musical (4,9%); computador ou notebook (4,2%); dinheiro (3,9%); fantasias (3,3%); viagem (1%).

A média de gastos com presentes deve ficar na casa de R$342,70. A maioria dos consumidores (28,15) pretende gastar entre R$151 e R$300; 20,9% deve gastar até R$150; 17,4% deseja gastar entre R$301 e R$600; 14,6% deseja desembolsar mais de R$600; 19% ainda não decidiu quanto pretende gastar. Em comparação com o ano passado, 40,5% dos consumidores pretendem gastar o mesmo valor que ano passado; 32,6% pretende gastar mais que em 2022; 13,9% pretende gastar menos; e 13% ainda não decidiu. O PIX já é a forma de pagamento preferida por aqueles que irão comprar à vista (39,9%).

Quanto aos preços praticados atualmente, 59,8% considera que os preços estão mais caros com relação ao ano anterior. Em 2022 esse público representava 71,3% da parcela. Para garantir o presente, 9% dos consumido res admite deixar de pagar alguma conta para comprar o agrado dos pequenos.

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