Dia dos Pais deve levar 107,7 milhões de brasileiros às compras
67% dos consumidores demonstraram interesse em comprar presentes para celebrar a data
Cerca de 107,7 milhões de brasileiros devem ir às compras em busca de um presente para o Dia dos Pais neste ano. O número representa uma alta de 16,4% em comparação com o ano passado, em que 91,2 milhões de brasileiros demonstraram intenção de adquirir presentes. A pesquisa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
A intenção de compra é maior entre as mulheres: 71,6% pretendem presentear neste ano. Entre os homens, a intenção de compra é de 62,8%. Na comparação entre faixas etárias, a do grupo de pessoas com idade igual ou superior a 55 anos é a que apresenta maior propensão a ir às compras (74,7%), seguido por pessoas com 35 a 49 anos (65,7%) e pessoas com 18 a 34 anos (64,6%). Nas classes A e B, mais de 80% do público pretende presentear, enquanto que nas classes C, D e E a intenção é de 63% do público.
O motivo mais citado por quem pretende presentear é a retribuição do carinho que recebem de seu pai (44,7%). As pessoas também consideram esse um gesto importante (26,3%), têm costume de presentear as pessoas que gostam (24,1%), sentem a necessidade de cumprir uma obrigação social (3,5%), ou por motivos não citados (1,4%).
Sobre a pessoa que pretendem presentear, 63% disseram que irão comprar presentes para seu próprio pai; 20,7% para o marido; 15% para o pai de seus filhos e 11,7% para o sogro. Entre os entrevistados, 13% disse ter intenção de presentear a si mesmo. Entre as mulheres, 22,1% disse ter intenção de presentear o pai de seus filhos; no Dia das Mães, a taxa de homens que responderam ter intenção de presentear a mãe dos seus filhos foi de 19%.
Com relação à quantidade de presentes, 49,5% pretendem comprar a mesma quantidade de produtos do que o ano passado; 28,2% pretendem comprar mais produtos; 12,1% pretendem comprar menos produtos e 10,2% não decidiu quantos produtos irá comprar. A média de produtos que a população pretende comprar é de 1,92. Entre os entrevistados, 39,5% disse ter intenção de comprar um presente; 37% pretendem comprar dois presentes; 11,4% desejam comprar três presentes; 7,9% devem comprar quatro ou mais presentes e 4,2% ainda não se decidiu.
Quanto ao preço do presente, 36,8% do público pretendem gastar a mesma quantia que o ano passado; 28,3% pretendem gastar mais; 27,9% pretendem gastar menos e 6,9% não sabem quanto pretendem gastar. Entre os homens, 41,7% disse ter o desejo de gastar mais neste ano. Em comparação com o ano passado, 67,3% acreditam que os preços dos produtos estão mais caros; 28% acham que os preços estão na mesma faixa, e 4,7% acham que os preços estão mais baratos. A faixa de preço mais citada pelos entrevistados foi a de presentes entre R$ 151 a R$ 300 (26,2%), seguida por R$ 76 a R$ 150 (26%); R$ 301 a R$ 600 (12,7%); até R$ 75 (7,4%) e mais de R$ 600 (6,7%). 21% do público não decidiu o preço dos presentes. A média do valor do presente, levando em consideração todos os entrevistados, é de R$ 207,52.
Sobre os produtos que o público pretende comprar para presentear, as roupas aparecem no topo do ranking (50,1%), seguido por perfume ou cosméticos (43,3%), calçados (35,9%), acessórios (29,5%) e artigos esportivos (14,9%).
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