Governo autoriza implantação do Curso de Direito na Unespar
O Governo do Estado autorizou a criação Curso de Bacharelado em Direito para a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no campus de União da Vitória. A nova graduação foi anunciada nesta quarta-feira, 1º, pelo ex-deputado estadual Hussein Bakri após um telefonema com o aval do Governador Ratinho Junior.
Na segunda-feira, 06, a direção da instituição convida a comunidade para prestigiar o anúncio do decreto autorizando o funcionamento do curso que será gratuito. A cerimônia está agendada para às 10 horas, no Salão Nobre da Unespar e, contará com a presença do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona e demais autoridades locais e estaduais.
A professora e futura coordenadora do curso de direito na Unespar, Sandra Salete de Camargo Silva, havia dito em março deste ano, durante a Audiência Pública de apoio à implantação do Curso de Bacharel em Direito, que o processo de implantação do curso teria continuidade de sua tramitação na Seti e Governo do Paraná. Segundo ela, há mais de 50 anos a antiga Fafiuv, agora Unespar, é reconhecida pela formação de profissionais nas áreas de licenciatura em Filosofia, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras Português/Inglês, Letras Português/Espanhol, Pedagogia, Matemática e Química. Para tanto, como continuidade no atendimento aos anseios da população a intenção foi a implantação de um curso que venha ao encontro das demandas vindas de outras audiência públicas, como suporte nos direitos humanos, na agricultura familiar e no cooperativismo.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Hussein afirma que a assinatura do ato para a implantação do curso significa um grande passo para o desenvolvimento do Vale do Iguaçu. “Enquanto líder do Governo do Paraná sempre deixei claro que o que acontecesse nas outras cidades em termos de desenvolvimento, também aconteceriam aqui em União da Vitória. Penso que está é uma das maiores conquistas em minha carreira pública”.
O diretor da Unespar, Campus de União da Vitória, Alcemar Rodrigues Martello, afirma que o Curso de Direito em uma instituição pública está a um passo de se tornar realidade. A próxima etapa será a publicação de um decreto formalizando a oferta do curso. Serão ofertadas 40 vagas anuais com previsão mínima de formação em cinco anos. A expectativa é que elas estejam disponíveis no vestibular do próximo semestre, com previsão de início da primeira turma em 2023.
De acordo com o Projeto Pedagógico a matriz curricular proposta combina conhecimento teórico e aprendizado baseado em experiências práticas. As disciplinas obrigatórias abrangerão vários campos do Direito: administrativo, ambiental, civil, constitucional, empresarial, internacional, penal, previdenciário, tributário e do trabalho. Outras 12 disciplinas optativas mais o trabalho de conclusão de curso e os estágios de prática jurídica complementam a grade curricular.
Vale lembrar que em março deste ano a Unespar de Apucarana teve o primeiro curso de Direito autorizado depois de sancionada a Lei 20.933/2021, também chamada de Lei Geral das Universidades (LGU), que estabeleceu uma série de parâmetros de gestão para as instituições estaduais de ensino superior. Entre várias medidas, a legislação prevê regras específicas para o custeio de novos cursos, permitindo a ampliação de vagas sem o aumento de despesas para as universidades.
A Unespar oferta 71 cursos de graduação em sete campi, localizados nas cidades de Apucarana, Curitiba, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória. Entre estudantes de graduação e pós-graduação são 12 mil alunos matriculados na instituição.
Voltar para matérias