Julho tem eleição para diretores dos colégios estaduais do Paraná

Processo nos municípios atendidos pelo NRE de União da Vitória acontece no dia 7, das 8h às 21h

Reprodução/Internet

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR) agendou para os dias 7 e 23 de julho as eleições (consultas públicas) de diretores e diretores auxiliares das instituições estaduais de ensino. Aproximadamente 1,7 mil colégios da rede irão participar do processo. Já o segundo turno, onde for necessário, será no dia 23 de julho.

De acordo com o chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, Carlos Alberto Polsin, serão 39 escolas que irão realizar as consultas públicas, que estão marcadas para o dia 7, das 8h às 21h, nos municípios de Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, São Mateus do Sul e União da Vitória.

Ficam de fora os Colégios Cívico-Militares, os de Educação Integral, as instituições de ensino das Comunidades Indígenas e Quilombolas, as cedidas ou alocadas em instituições religiosas e os Colégios da Polícia Militar do Paraná, que têm outros processos específicos para a escolha dos diretores.

Anteriormente marcada para dezembro de 2020, a eleição não aconteceu devido a uma liminar da Justiça e a Secretaria, então, prorrogou os mandatos dos gestores que terminariam no fim do ano passado até 9 de julho deste ano.


Orientações

Segundo o Chefe do NRE, podem participar da eleição membros das comunidades escolares, conforme as regras: professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; e aluno com no mínimo 16 anos completos até a data da eleição.


Como votar?

A eleição vai acontecer de duas maneiras: por plataforma digital ou cédulas impressas, mas cada escola deveria escolher apenas uma delas.
Na região de União da Vitória, 35 colégios optaram pela cédula impressa e quatro pela forma online, sendo o Duque de Caxias de Antônio Olinto, Pedro Araújo Neto de General Carneiro, Monsenhor Pedro Busko de Paulo Frontin e Colégio São Mateus de São Mateus do Sul.

Na forma impressa o votante deverá comparecer ao colégio para votar. Já na forma online o votante não precisa ir ao colégio se não quiser, podendo realizar o voto por meio do seu celular ou computador, pois receberá um token (código pessoal) por SMS ou email cadastrados no sistema estadual de registro escolar)


Covid-19

As instituições de ensino deverão cumprir as medidas de prevenção dispostas pelas autoridades sanitárias, inclusive seguindo a Nota Orientativa da SESA nº 51/2020, usada nas eleições municipais de 2020.

Entre várias medidas, candidatos, votantes e demais envolvidos no dia de votação terão que respeitar o distanciamento físico de 1,5 metro e só poderão entrar nos locais de votação usando máscaras. Já as mãos devem ser higienizadas com álcool em gel antes e depois de votar.


Serviço

Demais informações podem ser obtidas na aba avisos no site do NRE. Lá, é possível consultar o candidato por colégio/município e a forma de votação escolhida.


“Anteriormente marcada para dezembro de 2020, a eleição não aconteceu devido a uma liminar da Justiça e a Secretaria, então, prorrogou os mandatos dos gestores que terminariam no fim do ano passado até 9 de julho deste ano”.

Voltar para matérias