Pormade inicia trainee em tecnologia e programação
A Pormade iniciou um novo projeto para capacitação e contratação de mais de 20 jovens da região para um programa de Trainee em Tecnologia e Programação. A parceria para o programa acontece com o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que há 54 anos promove a integração dos jovens com o mercado de trabalho.
O curso em que os jovens participam é o de Aprendizagem em Desenvolvedor de Sistema TI. A Pormade entende que o ramo é próspero e só cresce nas empresas. Por isso, a ideia de promover um curso direcionado à Tecnologia e Programação. A Pormade, inclusive, possui vários softwares que auxiliam a equipe de prospecção e vendas e são fundamentais para o trabalho dos colaboradores.
A empresa dispõe de oportunidades para profissionais do ramo e quer promover o conhecimento, capacitando esses jovens através das disciplinas que envolvem a teoria e a prática. “A ideia surgiu com a necessidade da empresa em ter uma equipe de programadores para acelerar o processo de digitalização da Pormade. Como nossa região não possui muitos profissionais especialistas nesta área, a empresa decidiu criar a própria equipe de programadores especialistas nos problemas e dificuldades da Pormade”, explica o Diretor de RH da empresa, Rafael Jaworski.
+ O Comércio: Seu cachorro está tossindo? Preste atenção!
A Pormade iniciou a busca por esses talentos com uma campanha massiva com foco em vídeos, publicações em redes sociais e chamadas em veículos de comunicação da região. Rapidamente a empresa começou a receber o currículo dos jovens interessados nas vagas.
Mais de 150 jovens se inscreveram para o processo de seleção, que contou com cinco etapas para escolher os talentos que se destacaram. A equipe de RH e TI da Pormade organizaram entrevistas, provas de conhecimentos técnicos e testes práticos de programação com os inscritos para fazer a seleção final.
A turma do Trainee conta com 21 alunos. As aulas serão ministradas por instrutores do CIEE/PR e colaboradores da Pormade. A aula inaugural aconteceu no dia 18 de abril. Com a participação de diretores e representantes da Pormade e do CIEE, os alunos conheceram os métodos do curso e a dinâmica das aulas. “O CIEE sempre busca atender as demandas de seus parceiros da melhor forma possível, sem deixar de atender os preceitos legais do programa que desenvolve. Ao encontrarmos portas abertas como na parceria com a Pormade, possibilitamos a transformação de vida de dezenas de jovens que, através do curso de aprendizagem, descobrem suas vocações e saem capacitados e qualificados para atender novos projetos de nossos parceiros”, explica a Coordenadora do ER União, Jaqueline Caon.
De início, os alunos participam de uma capacitação teórica durante 20 dias. Essa etapa faz parte do primeiro módulo do curso e oferece uma base para que os jovens iniciem na fase prática, na empresa.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Após esse primeiro módulo, os alunos participam da capacitação teórica uma vez por semana. Nos outros quatro dias, eles exercem na Pormade o conhecimento adquirido em sala de aula. Os alunos do Trainee ainda participam de três semanas intensivas de aulas teóricas durante o ano para cumprimento da carga horária do curso de aprendizagem. “O CIEE/PR trabalha de forma dinâmica, proporcionando uma capacitação de qualidade aos jovens, onde eles são os protagonistas e construtores de conhecimento. A capacitação teórica não apenas tem relação com a área do curso, mas também tem como propósito preparar esses jovens para serem bons profissionais, com atitudes, comportamentos e competências que a empresa Pormade e o mercado de trabalho almejam”, explica a instrutora técnica do CIEE/PR, Jéssica Zanella.
Os jovens talentos vão atuar em diferentes setores da Pormade. Ali, vão poder identificar oportunidades para aplicar o conhecimento adquirido durante as aulas.
Voltar para matérias“O mundo está em constante evolução. Portanto, nós devemos amar as mudanças, assim como às odiávamos no passado. As empresas nos dias de hoje têm que se transformarem em agentes educacionais. A Pormade não é mais uma fábrica de portas e, sim, uma escola que fabrica portas. Nós não aprendemos mais para trabalhar, nós trabalhamos para aprender. E isso tem muita sustentabilidade. Se você está trabalhando em uma empresa, passou um mês e não aprendeu nada, peça a conta e, ainda, por uma justa causa.
Inovação tem que ser constante. A empresa passa até a ser um laboratório. E o custo de estarmos errados é bem menor do que o custo de não fazer nada, pois só não erra quem não faz. E a Pormade agora está a caminho de ser uma plataforma de negócios, que é unir o produtor ao consumidor final em um único ambiente, criando valor por meio da interação gerada entre esses participantes.
Dessa forma diminui o preço para o consumidor final e a entrega é mais rápida, pois é direto de fábrica. O mundo está cada vez mais digital. Por isso, esse investimento nos jovens aprendizes. E isso é apenas um pequeno começo de um grande negócio. Nos dias de hoje, não tem mais ninguém formado, pois estamos todos em formação.
CLÁUDIO ZINI, DIRETOR-PRESIDENTE DA PORMADE”