Programa de educação do Sicredi estabelece cultura cooperativa e cidadã
A abelha, eleita a mascote do programa A União Faz A Vida, pousou e fincou raízes em União da Vitória. Além de importante papel ecológico, o pequeno inseto voador vem sendo estudado e é apontado como um dos principais símbolos associados ao cooperativismo e ações que são fruto do trabalho em grupo. A abelha vem compartilhando a sua história e inspirando crianças, jovens e adultos para a empatia com o próximo.
A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Um exemplo de que a iniciativa vem colhendo frutos é a sua implantação no Colégio Sesi (Serviço Social da Indústria) de União da Vitória.
Segundo Maria Gisele Pontarollo, assessora da área do desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi Centro Sul (PR/SC/RJ), o programa possui mais de duas décadas de história, iniciados com a percepção de gestores da cooperativa financeira sobre a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo.
O intuito é a promoção de atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de atividades em sala de aula, colaborando para a formação de crianças e adolescentes com base nos valores de solidariedade, empreendedorismo e respeito. “É um orgulho a parceria com o Sesi. A instituição de ensino foca na metodologia ativa do Sicredi que é a formação de cada vez mais protagonistas da sua sociedade. A União Faz a Vida e o Sesi formam um casamento perfeito para a formação de alunos cada vez mais cooperativos”, explica Maria Gisele.
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O Sicredi é a primeira Cooperativa de Crédito do país, que tem com o seu Patrono o Padre Theodor Amstad que é precursor do Cooperativismo criado em 1902, em Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul com o papel de permitir às cooperativas o acesso ao mercado financeiro e a programas especiais de financiamento. Possui mais de seis milhões de associados, em mais de 2,2 mil agências, distribuídas em mais de 100 cooperativas em todo o Brasil – a Sicredi Centro Sul com sede em Prudentópolis tem 74 cidades na sua área de atuação, sendo 26 no Paraná, cinco em Santa Catarina e 48 no norte e noroeste do Rio de Janeiro.
Maria Gisele acrescenta que, desde 2016, dez cidades firmaram parceria com A União Faz a Vida, incluindo União da Vitó-ria, que fica a aproximadamente 241 quilômetros de Curitiba, capital do estado. “O foco do Sicredi é o comprometimento em levar a semente da cooperação às cidades. A União Faz a Vida é o maior programa ofertado hoje pela cooperativa. São mais de 25 escolas participantes, 150 professores e 3.600 crianças e adolescentes envolvidos, que além de aprenderem a sua estrutura curricular, também levam a cooperação onde eles estão”, afirma.
O presidente da Sicredi Centro Sul, Santo Cappellari, afirma que A União Faz a Vida é um programa que ajuda a levar o propósito da cooperativa, que é construir juntos uma sociedade mais próspera.
De acordo com Maria Gisele a direção do Colégio Sesi sinalizou positivo para receber o programa. A iniciativa veio para ficar e, em breve, deverá ser implantada em outras instituições de ensino da cidade. “Plantar a semente do cooperativismo só trará benefícios futuros para esses cidadãos”, diz.
O Coordenador de Educação Sesi Senai em União da Vitória, Julio Cesar Martins, enfatiza que a parceria do Colégio Sesi da Indústria com o Sicredi só vem sendo fortalecida. “Surgiu com o objetivo de ampliar o conhecimento das comunidades e a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas por meio da educação transformadora alicerçada sobre os pilares do cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Ter a oportunidade de participar com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio em um projeto que rompe com as barreiras regionais é um privilégio para qualquer Colégio. Fazer parte do Programa A União Faz a Vida nos proporcionou a participação em projetos comunitários que desencadearam Oficinas de Aprendizagens, participação de palestras com pessoas reconhecidas internacionalmente; o desfrutar das trocas de experiências com uma quantidade gigantesca de Colégios e seus projetos que são descritos em um livro compartilhado com os participantes do programa espalhados pelo nosso país e, que vislumbram o compartilhar das boas práticas gerando em cada aluno a esperança de um mundo cada vez melhor. É uma parceria fantástica!”, admite.
Metodologia
Na prática, segundo Julio, a equipe do programa realiza com os professores um momento que aproxima a equipe docente dos propósitos do cooperativismo em uma integração que é realizado em um ambiente agradável e preparado para encantar o professor. “Com isso é plantado no coração dos profissionais da educação uma semente que é transmitida aos alunos, que por sua vez, praticam momentos de protagonismo e responsabilidades em busca da criação de um projeto relevante na comunidade local. Assim, o aprender por meio da pesquisa, transcende os livros didáticos, as enciclopédias, periódicos, relatórios científicos, bancos de dados, sites confiáveis da internet, os centros de pesquisa e de observatórios, além de jornais e revistas especializadas. O compromisso de sucesso passa a ser dividi do entre professores e alunos que cooperam e compartilham o protagonismo na execução de um determinado projeto onde o coletivo sobressai o individual, fortalecendo o trabalho em equipe sem deixar de olhar e respeitar as individualidades”.
Outro ponto que vai além das atividades em sala de aula e a formação dos profissionais de educação, está pautado na valorização dos professores e alunos protagonistas do programa A União Faz a Vida, que todo ano reconhece o trabalho realizado em datas comemorativas específicas, selando o vínculo com as pessoas. “Por meio de um agrado ou o compartilhar de um coffee break, mas que gera significado e eleva o aprendizado para o campo das memórias inesquecíveis”, finaliza.
Habilitação Técnica em Cooperativismo
As novidades não param por aqui. Julio compartilha que o Colégio Sesi da Indústria no Estado do Paraná no ano passado fechou uma parceria com a Ocepar ofertando um novo curso de Habilitação Técnica em Cooperativismo. “Se pensávamos no sucesso do A União Faz a Vida como um dos grandes projetos de sucesso educacional, agora temos como possibilidade de ampliação com a oferta do curso Técnico em Cooperativismo no Itinerário Formativo V do Novo Ensino Médio, uma parceria que poderá ser um novo marco para a transformação de vidas, cheio de surpresas e rico em conhecimento para o mundo do cooperativismo”.
O Sistema Ocepar é formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, defesa, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).
Coletividade na Educação
Valéria Schena, doutora em educação e professora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, reforça o estímulo da coletividade na formação de crianças e adolescentes fazendo com que elas vivenciem o cooperativismo e incorporem esse valor.
Segundo a educadora a cooperação abre novos caminhos para a criança e o adolescente, tornando-se fonte de transformações e permitindo uma maior consciência das atividades intelectuais. “Vamos observar que enquanto escola, que ao ensinar o cooperativismo, nós estaremos ensinando aos nossos alunos a trabalharem com a base da convivência em sociedade”.
A professora citou o antropólogo, consultor e palestrante Luiz Almeida Marins Filho, que possuiu ampla formação superior, que inclui Direito, Ciência Política, Negociação, Planejamento e Marketing. “Para ele o cooperativismo em sala de aula é capaz de ensinar os estudantes na formação de conhecimento, por exemplo, sobre a liderança, o empreendedorismo, a educação financeira, entre outros. Então percebo que a escola precisa desenvolver esses conceitos para trabalhar com essa inovação pedagógica, como o cooperativismo enquanto liderança e trabalho em equipe. As práticas cooperativas em sala de aula aparecem já com a distribuição de atividades e papéis em sala de aula, respeitando a criação de novas ideias e potencial de cada indivíduo”.
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