Rede Municipal de Ensino em União da Vitória decide por retorno presencial

A volta às aulas ocorrerá de forma gradativa a partir do dia 02 de agosto


(Imagem Ilustrativa/Freepik)

Durante reunião do Comitê Gestor de Pandemia que aconteceu na tarde de terça-feira, 27, a Rede Municipal de Ensino de União da Vitória apresentou projeto para retomada presencial da aulas no município na segunda-feira, 02 de agosto.

Ricardo Brugnago, secretário da Educação, apresentou durante a reunião um plano de contingência e retomada das aulas que estava sendo preparado desde o início do ano.

“Esse plano foi elaborado respeitando as especificidades de cada escola e CMEI, com a participação dos diretores, supervisores e professores. Também, foram adquiridos com recursos da prefeitura equipamentos de proteção individual, materiais de higiene e álcool em gel para poder receber novamente os alunos em sala de aula”.

Ainda, segundo o secretário de Saúde, Fernando Ferencz,

“temos também a baixa na ocupação dos leitos tanto da enfermaria quanto de UTI, a situação da UPA que também está controlada e o mais importante, atualmente apenas 10% das coletas de exames feitos estão sendo positivadas”.

Durante a reunião, o secretário apresentou dados que garantem a segurança para o retorno. Entre eles, a redução na curva de transmissão do vírus da Covid-19 devido a vacinação de 60% da população maior de 18 anos no município e também a imunização completa dos profissionais da educação.

“Tivemos a reunião e em cima dos dados apresentados pela Secretaria de Saúde e da Educação decidimos que podemos voltar de forma gradativa com as aulas presenciais”, disse o prefeito Bachir Abbas.

(Imagem Ilustrativa/Freepik)

“Nossos profissionais também estão preparados para fazer o acolhimento dos alunos, para trabalhar com o emocional, e também houve o chamamento de novos professores que ajudarão no reforço escolar”.

Para finalizar, segundo o prefeito, “o principal compromisso, desde o começo da pandemia, foi fazer uma educação de qualidade e retornar com responsabilidade, focando na preservação da vida e essa decisão é tomada principalmente com os dados da Saúde, os quais permitem que as aulas voltem. Eu sempre falo e sempre falei desde o começo da pandemia, que o nosso maior patrimônio, nosso maior tesouro, são nossos filhos, e que, portanto, só retornaríamos quando houvesse segurança”.

A prefeitura lembra que o retorno presencial não é obrigatório. A decisão sobre a volta do aluno para a sala de aula fica a critério dos responsáveis.


O retorno das aulas de forma gradativa vai funcionar da seguinte maneira:

  •  02 de agosto

Retorno do reforço escolar e das salas de recursos multifuncionais. O chamamento ocorrerá de acordo com a organização de cada escola; 

  •  09 de agosto

Retorno para os alunos do 5º ano no formato híbrido (50% presencial, 50% remoto);

  • 16 de agosto

Retorno para os alunos do 4º ano no formato híbrido;

No dia 18 de agosto haverá uma nova reunião do Comitê que irá avaliar o retorno das aulas e definir as datas para a retomada gradativa das aulas presenciais para as outras séries.

Voltar para matérias