UNC promove Cerimônia do Jaleco e dá boas-vindas aos calouros de Medicina
Aconteceu na quarta-feira, 14, a Cerimônia do Jaleco e a Aula Inaugural do Curso de Medicina da Universidade do Contestado (UNC). Esta é a segunda turma de Medicina do campus Porto União. Os calouros foram recebidos pelo reitor da Universidade, Luciano Bendlin, e pelo coordenador do curso, Marco Antônio Schueda. Os pais dos calouros também marcaram presença, protagonizando momentos emocionantes, especialmente na colocação do jaleco nos filhos.
“Existem momentos felizes em nossas vidas, e esse é um deles. Certamente ficará marcado na vida de todos, não só dos alunos, mas dos pais, dos professores e da reitoria da Universidade. Vestir o jaleco é dar início à formação de médico. É pensar: ‘bom, agora estou dentro do barco, depende de mim (aluno) sair daqui formado em medicina’. Serão muitas lutas ao longo dos seis anos do curso”, destaca o coordenador Marco Antônio Schueda.
Muitos pais foram às lágrimas. No semblante de cada um era visível a emoção, a recompensa de um esforço diário para educar os filhos e vê-los ingressando em um curso tão concorrido. Uma vida de trabalho e dedicação para proporcionar a eles um momento tão nobre e gratificante. “O primeiro semestre da medicina da UNC em Porto União representou dois anos de preparo. A hora em que começou o semestre, a estrutura estava toda preparada, com laboratório, com a questão da formatação da equipe de professores. Foi absurdamente proveitoso o primeiro semestre da turma inicial. Para quem ainda tem um certo preconceito em fazer medicina em Porto União, pode ficar tranquilo que ela é equiparada a qualquer grande centro. Tudo é formatado para o primeiro mundo, a formação que vai se ter dentro de Porto União é a de melhor qualidade”, finalizou Schueda.
O reitor Luciano Bendlin foi o responsável pela aula inaugural. “É a nossa segunda turma de medicina aqui em Porto União. Um curso que foi planejado, construído, visando qualidade de ensino, pesquisa e extensão. Nós temos três cursos de medicina em diferentes campus, são cursos que primam pela qualidade, cursos que estão dando resultados na região, melhorando os indicadores da saúde”, ressaltou Bendlin. O campus de Porto União recebeu investimentos na casa dos R$ 10 milhões recentemente. “Nós vamos continuar investindo. Para termos o curso de medicina, somos avaliados por órgãos externos, e nós já partimos com uma nota 4.3, uma nota acima do esperado em nível nacional, e que já nos coloca em outro patamar”, acrescentou o reitor da UNC.
Luciano Bendlin também falou a respeito dos outros cursos disponibilizados pela universidade. “É importante destacar que cancelamos alguns cursos que a gente testa anualmente, chamamos de ‘cursos de mercado’, e que se não tem aluno, a gente cancela. Mas isso não quer dizer que a UNC está fechando, nós temos seis campus com cursos abertos, tem campus com vocação para mais ou para menos. A gente continua com todos os cursos, não trabalhamos com quantidade, e sim com qualidade. Ao contrário de muitos centros de ensino superior e faculdades que querem mais quantidade a qualquer preço”, encerrou o reitor da UNC.
Voltar para matérias