Alexandre Curi busca dar continuidade à sua trajetória na Alep

Vindo de família tradicional da política paranaense, Alexandre Curi (PSD) busca, neste ano, dar continuidade à sua trajetória na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e está em busca de sua sexta eleição consecutiva para o cargo de deputado estadual. Com forte ligação familiar à região, visto que seu avô, Aníbal Khury, era natural de União da Vitória, Alexandre quer, mais uma vez, ser um forte representante dos munícipes do sul do Paraná.

Em entrevista à CBN Vale do Iguaçu, Alexandre Curi falou sobre suas propostas para um possível novo mandato.

Alexandre Curi entrevista


Confira a entrevista:

 Jornal O Comércio (JOC): Alexandre, você tem uma ligação histórica aqui com a nossa região. Inicio lhe questionando justamente a respeito dessa ligação,  do seu histórico e também da sua família com a nossa região de União da Vitória.

Alexandre Curi (AC): É uma ligação histórica. Meu avô nasceu na cidade de Porto União (SC), foi vereador em União da Vitória. Meu tio avô, Jorge Khury, também foi vereador aí na cidade, ambos venceram as eleições. O meu avô foi deputado estadual por nove mandatos consecutivos, sempre com uma identidade, uma história muito vinculada à região sul do Paraná. E eu, quando comecei minha vida pública como deputado estadual, sempre tive essa responsabilidade, esse compromisso e essa gratidão com a região sul do Paraná. Represento muitos prefeitos de vários municípios dessa região. Temos um trabalho de serviço prestado à cidade de União da Vitória e com muito orgulho falo por todo o Paraná, por onde eu ando, e, vários municípios, de que a origem da minha família esteve sempre vinculada a Porto União e União da Vitória.

JOC: Alexandre Curi, o senhor tem visitado várias regiões do Paraná. Qual avaliação o senhor faz da campanha até o momento? Como tem sido a receptividade da população e quais reivindicações o senhor mais tem ouvido da população paranaense?

Alexandre Curi: Primeiramente eu quero dizer que sou extremamente grato ao povo do Paraná. Eu disputei cinco eleições para deputado estadual na minha vida, fui três vezes o deputado mais votado do Paraná, e essa é uma eleição diferente. Primeiro porque ela é uma eleição muito curta, ela começou semanas atrás e já está terminando nesta semana. Mas é uma eleição muito rigorosa. O pós-pandemia fez com que as pessoas saíssem mais politizadas, mais interessadas, onde o local em que você chegava, onde a discussão era futebol, às vezes novela, hoje é eleição. Eleição presidencial, hoje as pessoas estão mais interessadas, têm argumentos, têm a sua opinião, deixando claro que a gente tem que respeitar a divergência. Então é uma eleição em que teremos uma grande participação do eleitor no dia da eleição. Como eu disse, as pessoas estão mais interessadas, estão mais politizadas. O tema da eleição é a saúde. O pós-pandemia fez com que as pessoas se preocupassem mais com as famílias, muito mais com a saúde, então é o tema principal. Mas hoje com essas pessoas mais interessadas, as pessoas têm bons argumentos, conhecem as demandas da região como uma duplicação, um asfalto, um investimento em saúde e educação, então estou muito satisfeito em participar dessa eleição e poder debater, poder dialogar, respeitar a divergência das pessoas que hoje têm um grau de conhecimento muito maior sobre o processo eleitoral do que há quatro anos.

JOC: Deputado Alexandre Curi, nunca tivemos tantos jovens de 16 a 17 anos fazendo o primeiro título de eleitor e se interessando pelo pleito eleitoral. Como o senhor tem dialogado com esse público tão jovem?

Alexandre Curi: Eu tenho falado muito com os jovens, tenho feito algumas palestras, feito vários debates. Como eu disse, sou um deputado de muito diálogo, e que respeito a divergência. E é muito bom ver essa juventude, essa nova geração discutindo política com bons argumentos. Eu tenho mostrado o meu trabalho municipalista a eles, tenho mostrado que o meu lema é “menos discurso e mais trabalho, mais resultado”. Tenho mostrado a importância da cidade em que eles moram, de ter um deputado municipalista, que conhece os problemas, a realidade das cidades, e eles entendem muito essa importância de ter esse vínculo com esse deputado. Quatro anos atrás, eu tenho dito isso aos jovens, você chegava em qualquer lugar e tinha o discurso da mudança, o discurso da renovação, o discurso de votar em gente nova. E a renovação é importante desde que valorize os bons candidatos que aqui estão. E eles [os jovens] têm entendido que é importante renovar, mas que também é importante valorizar quem tem trabalho, serviço prestado, e quem está desempenhando um grande papel no seu mandato. O jovem de hoje está com um grau de conhecimento maior, está mais politizado, está mais interessado, tem mais informação, e não vem mais com aquele discurso de renovação, de mudança. Ele defende, sim, a renovação e a mudança desde que preserve os bons candidatos que aqui estão.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

JOC: Como o senhor avalia o momento do estado do Paraná, seja na questão econômica, na geração de emprego e renda, na parte de infraestrutura, saúde, e educação? Nessas áreas tido como essenciais, em que patamar se encontra o estado do Paraná na sua opinião?

Alexandre Curi: Eu só tenho que elogiar o atual governo porque é um governador que enfrentou a maior pandemia dos últimos 100 anos, governador que enfrentou a maior crise hídrica dos últimos 91 anos, governador que agora, quando estava melhorando, vem essa guerra da Rússia com a Ucrânia que afeta diretamente o Paraná, que é um estado agrícola e depende muito do fertilizante da Rússia, e mesmo assim é um governador que nunca justificou nada em virtude dessas dificuldades, que passou sempre fazendo grandes obras. Todos os municípios do Paraná, desde o menor até o maior município, têm grandes investimentos do governo do estado. É um governador que tirou do papel grandes obras de infraestrutura que há anos o Paraná esperava, como a ponte de Guaratuba, que teremos a abertura dos envelopes nas próximas semanas; a engorda da praia de Matinhos, tão importante para o nosso litoral, um litoral de forte turismo. É o governador que fez o Trevo das Cataratas, um governador que está duplicando parte da PR-323, que era conhecida como a Rodovia da Morte, de Maringá até Umuarama. Um governador que em União da Vitória honrou com todas as obras deixadas pelo ex-governador, como a ponte José Richa, ruas importantes, revitalização, praças. Então é uma avaliação extremamente positiva do atual governador, tendo um governo com grandes obras, atendendo os menores municípios, e eu tenho que enaltecer. Faço parte da base de apoio, mas tenho que enaltecer porque enfrentou muitas dificuldades, mas mesmo assim conseguiu fazer um grande governo.

JOC: Candidato Alexandre Curi, que ensinamentos a pandemia de Covid-19 nos trouxe e como o senhor projeta o futuro da saúde aqui no Paraná?

Alexandre Curi: A pandemia, infelizmente, levou mais de 44 mil paranaenses. Os que tiveram a grande oportunidade, o privilégio concedido por Deus de permanecer, saíram muito mais preocupados em cuidar da sua família, cuidar da saúde, pensar mais em si próprio. Graças a Deus, durante a pandemia, grandes investimentos puderam acontecer na área de saúde no Paraná. Três grandes hospitais foram abertos durante a pandemia. O Hospital Regional de Telêmaco Borba, Hospital Regional de Guarapuava, Hospital Regional de Ivaiporã. Mas também fica a lição para nós para que estejamos sempre preparados, com grandes investimentos na saúde, para poder atender. O começo [da pandemia] infelizmente foi uma catástrofe. Faltava insumo, faltava remédio, não tinha leito. Mas, aqui no Paraná, através do governador, tivemos uma grande condução. Ninguém viu o governador dar entrevista todo dia. Ninguém viu o governador usar a pandemia com demagogia para se promover, pelo contrário. Foi um governador que tomou decisões coletivas, delegou ao seu secretário estadual de saúde, que era um médico, na época, toda a condução e nós, mesmo perdendo muitas pessoas, conseguimos conduzir com responsabilidade. Então é uma lição de amor ao próximo, de respeito à família, e de cuidar mais da saúde.

JOC: Deputado, existe uma área que poucos candidatos falam dela, mas o senhor a tem como uma de suas prioridades da plataforma de campanha, que é o esporte. Qual a importância do esporte, principalmente para a formação do cidadão e quais os seus principais projetos nessa área em caso de uma nova eleição?

Alexandre Curi: O esporte sempre foi uma prioridade desde o primeiro dia em que entrei na vida pública como vereador. No primeiro mandato de Deputado Estadual também quando assumi coloquei como prioridade. Nós tivemos o privilégio de ajudar o governador a criar a Secretaria Estadual de Esporte. Aprovamos a Lei de Incentivo ao Esporte, que hoje destina mais de R$ 20 milhões para atletas que não têm condições de financiar a sua carreira. Então, quais são as principais propostas: primeiro é aumentar esse orçamento da Lei de Incentivo ao Esporte; esse programa maravilhoso que foi criado pelo atual governador que é a implantação de mini arenas em vários municípios do Paraná, que vem com pista de skate, vem com parquinho. Então é levar essa oportunidade para o jovem praticar esporte, principalmente para aquele que não tem condição financeira, o estado tem que dar condições. Então é melhorar o incentivo ao esporte, novas mini arenas, investimento em materiais esportivos e financiamento desses atletas que não têm condições, e tem muito talento mas que precisam muito do apoio do governo do estado.

JOC: Deputado Alexandre Curi, o que a população de União da Vitória e região pode esperar de um novo mandato seu?

Alexandre Curi: O mesmo trabalho que eu fiz nos últimos anos, com obras importantes, ruas importantes, a ponte José Richa, revitalização de avenidas importantes, a praça, parquinho em todas as escolas municipais, veículos para a saúde, equipamentos rodoviários. É a continuação desse bom trabalho que nós temos feito. Eu falei ao prefeito Bachir, se a minha eleição for vitoriosa no dia 02 de outubro, é a garantia e certeza de que União da Vitória, de que a região sul do Paraná amanhece dia 03 de outubro com um deputado estadual que tem origem familiar e de serviço prestado.

JOC: Para aquele eleitor que ainda está indeciso sobre em quem votar no próximo dia 02 de outubro, porque votar em Alexandre Curi?

Alexandre Curi: Pelo compromisso que tenho com as cidades, por ser um deputado municipalista, um deputado resolutivo, por ser um deputado que tem credibilidade. As pessoas sabem e reconhecem em todo o Paraná que quando o deputado Alexandre Curi fala vai acontecer e claro, pela importância da região sul continuar tendo um deputado estadual que tem origem familiar aí, quem tem compromisso com União da Vitória e que tem compromisso com todas as cidades da região sul e que, acima de tudo, tem muito trabalho por essa região.

Ouça a entrevista na CBN Vale do Iguaçu

Voltar para matérias