Pesquisas mostram cenário acirrado para a eleição presidencial
A menos de dez dias do segundo turno das Eleições Gerais de 2022, a disputa presidencial se mostra cada vez mais acirrada. Levando em conta o último resultado de nove dos principais institutos de pesquisa do país, a diferença entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), é de 3,26 pontos percentuais, com vantagem para o petista.
Nas pesquisas, a que dá maior conforto para Lula é a última Ipec, divulgada na segunda-feira, 17, onde o ex-presidente aparece 7 pontos percentuais à frente de Bolsonaro. Já o presidente tem a maior vantagem na pesquisa Brasmarket, divulgada na quinta-feira, 20, onde recebe 4,7 pontos percentuais de votos a mais que o adversário petista.
O resultado das pesquisas não pode ser comparado ao pé da letra, devido às diferenças de metodologias usadas para aplicar os questionários. Mas elas servem para apresentar tendências, e mostrar como o eleitorado está se comportando naquele determinado momento.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
De acordo com os últimos resultados, sete dos nove institutos apresentados nesta reportagem apontam um sinal de estabilidade na disputa, mas com tendência de crescimento para Bolsonaro. É importante destacar que pesquisas não são previsão de futuro, mas sim um retrato do momento em que foram produzidas.
Voltar para matérias