Ratinho Junior é reeleito com segunda maior votação do país
O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foi reeleito no domingo, 02, com 69,6% dos votos, segunda maior votação, proporcionalmente, de um governador nas eleições deste ano. Ratinho Junior, foi o candidato mais votado em 94% dos municípios paranaenses. O governador também foi o candidato eleito com maior volume de votos da história do Paraná, com uma vantagem de cerca de um milhão de votos frente ao segundo candidato, Roberto Requião (PT).
“Obrigado, Paraná, por mais uma vez acreditar em um pé vermelho sonhador. Tenho orgulho de continuar a trabalhar nessa transformação”, disse Ratinho Junior logo após a confirmação do resultado.
Ratinho Junior nasceu em Jandaia do Sul, no Vale do Ivaí. É formado em Marketing e Propaganda pela Faculdade Internacional de Curitiba e pós-graduado em Direito de Estado na Pontifícia Universidade Católica de Brasília. Foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2002, aos 21 anos. Em 2006 foi o candidato mais votado do estado para a Câmara de Deputados, e reeleito em 2010. Em 2014 voltou a ser deputado estadual e, em 2018, foi eleito governador com 3.210.712 votos, o que representou 59,9% dos votos válidos.
Para o novo mandato, Ratinho Junior repetirá a dobradinha com o empresário Darci Piana como vice-governador. Ele é economista e Cidadão Honorário do Estado do Paraná. Nasceu em Carazinho (RS) e reside no Paraná há vários anos. É presidente licenciado da Fecomércio e já presidiu o Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios no Estado do Paraná (Sincopeças) e o Paraná Clube. Tem 80 anos. Ratinho Junior pretende dar continuidade a um grande projeto iniciado em janeiro de 2019.
Durante o seu primeiro mandato, entre 2019 e 2022, o Paraná se tornou um exemplo global de sustentabilidade reconhecida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), teve as menores taxas de desemprego e os melhores indicadores de segurança pública em uma década, e conquistou mais de R$ 120 bilhões em investimentos privados.
Outro foco da nova gestão será a geração de emprego e a manutenção dos grandes programas sociais. Durante seu primeiro mandato, mais de 360 mil vagas com carteira assinada foram abertas. Ao longo da campanha, ele também defendeu a ampliação de investimentos em habitação e na agricultura familiar, manter a modernização da máquina pública e as grandes políticas de descentralização dos atendimentos em saúde e evolução da rede estadual de educação, e tornar o Estado cada vez mais protagonista no cenário nacional.
Voltar para matérias