Mulheres conquistam mais vagas na política regional
As eleições municipais de 2024 trouxeram um aumento no número de mulheres eleitas na região, tanto para as casas legislativas, quanto para as prefeituras. Foram analisadas as cidades membro da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), da Associação dos Municípios Sul Paranaense (Amsulpar), além de Matos Costa.
Em 2020, por exemplo, apenas duas mulheres foram eleitas à prefeitura: Marisa Ilkiu, em Porto Vitória, e Fernanda Sardanha, em São Mateus do Sul. Neste ano, o número saltou para cinco, com as eleições de Aline Ruthes (Major Vieira), e Danuza Rodrigues (Matos Costa), além da reeleição de Fernanda Sardanha, de Juliana Maciel, eleita em 2022 durante pleito suplementar em Canoinhas, e de Ana Claudia Quege, que assumiu a prefeitura de Três Barras em 2023, após renuncia de Luis Divonsir Shimoguiri (PSD).
Em 2024, destaca-se, ainda, a eleição de chapas formadas apenas por mulheres nas cidades de Canoinhas, Major Vieira e Matos Costa. A vice-prefeitura também será ocupada por mulheres nas cidades de Paula Freitas, Irineópolis, Itaiópolis e Porto União.
Mais vereadoras
O número de mulheres nas câmaras de vereadores passou de 31 em 2020 para 47 em 2024, o que representa 24,10% do total de vagas disponíveis na região. Por outro lado, o número de cidades que não elegeram mulheres para a casa de leis, neste ano, caiu de três (Antônio Olinto, São Mateus do Sul e Matos Costa) para uma (Bela Vista do Toldo) em comparação com o pleito passado.
Das 20 cidades analisadas, metade teve aumento no número de candidatas eleitas em comparação com 2020. Em União da Vitória as vereadoras passaram de duas para quatro, com Thays Bieberbach sendo a mais votada entre todos os 13 vereadores eleitos no município. As outras vereadoras eleitas foram Cléo da Assistência (594 votos), Guga Protetora (576 votos) e Pastora Josi (464 votos). Em Porto União foram eleitas duas vereadoras, mesmo número da eleição anterior: Aninha do Salão (430 votos) e Vanessa da Causa Animal (407 votos).
Tanto em Bituruna quanto em São Mateus do Sul, das nove vagas disponíveis, quatro serão ocupadas por mulheres a partir de 2025. Já em Itaiópolis, três mulheres foram as candidatas mais votadas.
Voltar para matérias