Quanto tempo de propaganda eleitoral terá cada candidato?
Na sexta-feira, 26, terá início a propaganda eleitoral no Rádio e na Televisão. Serão dois blocos, de 12 minutos e 30 segundos, de segunda a sábado, em cada um dos veículos. Na TV, os blocos serão veiculados às 13h e às 20h30. Já no rádio, o tempo reservado será o das 7h da manhã e do meio-dia.
Na quinta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou o tempo que cada candidato à presidência terá, por bloco. Lula (PT) terá a maior porção dos blocos, com inserções de 3 minutos e 39 segundos; Jair Bolsonaro (PL) terá 61 segundos a menos que o adversário, com inserções de 2 minutos e 38 segundos.
A divisão do tempo de tela e de rádio é feita de acordo com o tamanho das bancadas eleitas em 2018. Quando há coligações, são somados os tempos dos seis maiores partidos ou federações da união.
Confira o tempo de cada candidato, em ordem alfabética
Ciro Gomes (PDT): 52 segundos por bloco;
Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos por bloco;
Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos por bloco;
Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos por bloco;
Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos por bloco;
Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos por bloco;
Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos por bloco.
O cálculo do TSE não levou em conta a candidatura de Pablo Marçal (PROS), que foi revogada pelo partido na semana passada. Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) não terão tempo de propaganda na rádio e na TV, pois seus partidos não alcançaram os requisitos mínimos.
De acordo com o TSE, houve uma sobra de quatro segundos por bloco, que será distribuído para o último partido na ordem de exibição, que acontecerá de forma rotativa, para não favorecer nenhum candidato.
Inserções extras
Além dos blocos de 12 minutos e 30 segundos, o TSE também distribuiu as inserções de 30 segundos, isoladas, que deverão ser veiculadas pelas emissoras, tanto no rádio quanto na TV.
Os pequenos blocos deverão ser inseridos durante a programação, totalizando 14 minutos diários, até o dia 29 de setembro. A divisão, por candidato, é a seguinte:
Ciro Gomes (PDT): 68 inserções;
Felipe d’Avila (Novo): 30 inserções;
Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 207 inserções;
Lula (PT/PC do B/PV, PSOL/Rede, PSB, Solidariedade, Avante e Agir): 287 inserções;
Roberto Jefferson (PRTB): 33 inserções;
Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 185 inserções;
Soraya Thronicke (União Brasil): 170 inserções.
Voltar para matérias