Acadêmicos da UGV apresentam estudo sobre a Art Déco em Porto União
Três das mais charmosas cidades do mundo – Paris, Miami, Rio de Janeiro – apresentam em comum uma forte influência da estética Art Déco. O padrão influenciou e se estende, também, para as demais cidades brasileiras, com destaque para o interior. Sua identidade visual marcada por motivos geométricos e pelas formas aerodinâmicas, ganha visibilidade na catarinense Porto União.
Fundada em 05 de setembro de 1917, com 35.543 habitantes (conforme senso do IBGE em 2020), a cidade também dispõe de arrojo e releitura da Art Déco em suas edificações antigas. De ponta a ponta, a cidade apresenta traços do estilo.
Quem compartilha a informação é Criscieli Ritter, estudante do último período de Arquitetura e Urbanismo na Ugv Centro Universitário de União da Vitória. A jovem juntamente com os colegas de classe, Luana Gabriela Ferreira, Myllena de Paula e Silva e Ricardo Sereniski, elaboraram e apresentaram em 2021, um estudo para a disciplina de Patrimônio e Restauro, mediado pela professora Gilda Botão. “Era uma pesquisa sobre o centro histórico de uma cidade e o nosso grupo escolheu Porto União. A partir desse preceito estivemos in loco na Estação Ferroviária, porque foi a partir desse prédio, que muitas edificações surgiram para suprir a necessidade dos trabalhadores da ferrovia que vinham na época para cá para trabalhar. Foi um trabalho muito interessante, pois nossa cidade têm muitos prédios antigos e que, até hoje, estão em pleno funcionamento”, diz Criscieli.
A também estagiária no setor de Planejamento da prefeitura de Porto União contou com a experiência dos colegas de trabalho para a elaboração do estudo. “Nosso objetivo não era somente identificar as edificações antigas, mas sim, buscar as de maior relevância à nossa história e também a situação em que se encontram no atual momento, se estão conservados ou não”.
Conforme Criscieli o estudo revelou que a arquitetura predominante em Porto União é a Art Déco, que surgiu na Europa na década de 20 e, que em seu tempo de transição para o Brasil chegou exatamente na época em que a Estrada de Ferro tinha sido recém inaugurada na cidade catarinense, ou seja, os imigrantes estavam se instalando na região. “Por isso eu acredito que o movimento foi tão marcante. Verificamos algumas características da Art Déco na arquitetura como estilo puro (“Clean”) e luxuoso; uso de formas geométricas; design abstrato; emprego dos materiais: marfim, jade e laca; influência do construtivismo, modernismo e abstração geométrica; influência das vanguardas artísticas: futurismo e cubismo e linhas retas e circulares estilizadas”.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
De acordo com a acadêmica a Art Decó também influenciou as artes, moda, cinema, arquitetura, design de interiores, entre outras áreas. Na arquitetura, o estilo teve seu ápice com a construção dos arranha-céus americanos. No Brasil, o estilo aparece com frequência em teatros, estações ferroviárias e imóveis nas grandes cidades. “O centro urbano de Porto União possui edificações com valor histórico e cultural marcantes”, acrescenta.