Compra e locação de imóvel: dúvidas respondidas

O momento de comprar ou alugar um imóvel pode gerar uma série de dúvidas: devo virar locatário ou é o momento certo para investir em um bem próprio? E no momento de colocar meu bem para locação, o que devo fazer? Conversamos com a corretora Nathalia Marques para responder a alguns desses questionamentos.

Compra e locação de imóvel: dúvidas respondidas

Foto: Freepik

Jornal O Comércio (JOC): O que devo saber antes de alugar um imóvel?
Nathalia Marques (NM): Esteja atento ao contrato de locação e avalie seus direitos e deveres. Questione a administradora se é permitido pet, se há restrições condominiais e/ou se há alguma regra específica para aquele imóvel/condomínio. Avalie suas obrigações na rescisão do contrato para que não haja surpresas, além de conferir a vistoria de entrada e saída. Além disso, procure se imaginar no dia a dia morando no imóvel que tem interesse, assim você terá certeza se esse será um bom lar.

JOC: Quando me torno locatário, quais os meus direitos e meus deveres?
NM: Além do direito de uso do imóvel para a finalidade previamente acordada, o locatário também tem direito de exigir manutenções estruturais no imóvel, para que esteja apto à moradia. Mas assim como tem direito, o inquilino também possui deveres, como manter a conservação do imóvel e restituí-lo nas mesmas condições em que recebeu conforme contrato.

JOC: Estou em dúvida entre comprar e alugar. Como decidir?
NM: Comprar sem dúvidas é a melhor opção, afinal você estará criando seu patrimônio, mesmo que através de financiamento, além de ser uma boa oportunidade de gerar uma renda passiva. Porém, é muito importante avaliar o momento certo e o imóvel certo. Para isso você pode se perguntar: considerando minha vida financeira hoje, é um bom momento para fazer um investimento? Eu conseguirei arcar com os valores que me propus a pagar? Esse imóvel será bom para mim no dia a dia? Facilita minha locomoção até o trabalho, mercado e demais serviços essenciais? Com essas informações na ponta do lápis você conseguirá tomar uma boa decisão.

JOC: Quero alugar meu imóvel. Como garantir que meu bem ficará seguro nas mãos do locatário?
NM: Tenha um bom contrato de locação, mas antes de tudo, um bom contrato de administração. Confie o seu imóvel nas mãos de quem poderá cuidar dele por você, deixe que um corretor faça esse trabalho, desde vistorias até cobranças, para que o seu imóvel esteja sempre nas melhores condições, salvo desgastes naturais decorrentes do uso regular.

JOC: Quando devo procurar um corretor de imóveis?
NM: Sempre que você quiser fazer um bom investimento imobiliário, procure um corretor de imóveis. Um bom corretor poderá te direcionar para as melhores oportunidades. O mercado imobiliário oferece diversas opções, e muitas vezes o cliente empolgado a conquistar o imóvel próprio não avalia com cautela todos os prós e contras, e é aí que o corretor faz total diferença com um atendimento personalizado. Além de apresentar boas oportunidades, poderá te direcionar para a melhor negociação.

JOC: Que precauções devo ter ao contratar um corretor?
NM: Contrate um corretor honesto, com experiência e com atendimento humanizado e apto para exercer a profissão. Avalie se ele realmente está conectado com o seu caso, procurando oferecer o melhor para você e para a sua família ou se quer apenas vender e bater a meta. É importante que você seja mais do que um cifrão para o corretor.

JOC: Como o corretor de imóveis ajuda o cliente na hora da escolha do imóvel?
NM: A principal função de um corretor é direcionar o cliente para os melhores investimentos, sendo assim o corretor une as principais informações, como por exemplo: Como é o dia a dia do cliente? O imóvel precisa ser próximo a escola dos filhos? Próximo ao ponto de ônibus? Qual é o bairro de interesse do meu cliente? Qual é o valor pretendido para investimento? Será através de financiamento? Com essas informações o corretor deve unir em seu portfólio os imóveis que atenderão as expectativas do cliente e apresentá-los ao mesmo, para que a conquista do imóvel próprio seja leve, e uma satisfação ao cliente, ao invés de ser um futuro incômodo.

JOC: No geral, qual é a tarefa de um corretor de imóveis?
NM: O principal objetivo de um corretor de imóveis é conhecer o cliente, sua dor, seu desejo e apresentar oportunidades que o agradem e se tornem um bom investimento. É imprescindível que um corretor conheça a particularidade de cada família, só assim haverá possibilidade de apresentar a eles um bom negócio.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias