Conselho de Arquitetura e Urbanismo protege a sociedade dos maus profissionais

Criado em 31 de dezembro de 2010, conforme a Lei nº 12.378, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal (CAU/UF), se objetivam em regulamentar o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país. Para Gesse Ferreira Lima, coordenador de Fiscalização do CAU/PR, o ato representa uma conquista histórica para a categoria.

Gesse em julho deste ano esteve em União da Vitória. Indicado ao Prêmio Professor Destaque da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), ele que também é orientador dos alunos do ensino médio do Curso Técnico em Edificações do Colégio Estadual de Educação Profissional  (CEEP de Curitiba), compartilhou seus conhecimentos na área por meio do projeto Rotas Paraná. “Essa é uma das metas do CAU que é o de circular pelas cidades e fisicamente orientar os profissionais sobre a fiscalização profissional e de obras, palestras e atendimento a quem necessitar. O CAU tem essa função, pois significa uma maior autonomia e representatividade para a profissão”.

Segundo Gesse até então categoria estava a mercê de um amparo profissional. “Os arquitetos e urbanistas estavam há 50 anos sem um conselho – até a efetivação do CAU em 2010. Por isso dedicamos uma equipe do conselho para atender aos profissionais e também os estudantes de graduação do curso”.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

A participação de Gesse aconteceu aos professores e acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ugv  Centro Universitário, com a palestra “O CAU e a atuação profissional do arquiteto e urbanista”.

Gesse também participou de um bate-papo com os profissionais da Administração de União da Vitória e o CAU no dia 27 de julho disponibilizou um ponto de atendimento aos demais profissionais da área na Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv). “O presidente da autarquia federal Milton Zanelatto enfatiza que a atual gestão tem como uma de suas principais metas o processo de interiorização das atividades e da presença do CAU em cidades que ficam fora da Região Metropolitana de Curitiba, pois os profissionais que atuam nos locais descentralizados solicitam atenção especial do Conselho. A intenção é cobrir a maior quantidade possível de municípios do interior com ações de fiscalização, encontro com entidades de classe, visitas às instituições de ensino e assinaturas de acordos de cooperação com os gestores municipais”, orienta.


CAU Educa

Um dos destaques do Rotas Paraná é o projeto CAU Educa, que apresenta o universo da Arquitetura e Urbanismo para crianças entre sete e 12 anos. O projeto já impactou mais de 600 estudantes paranaenses, que moram em cidades do litoral e das regiões de Maringá, Cascavel, Guarapuava e Curitiba.


Impressão de União da Vitória

Gesse afirmou que pretende retornar em breve à União da Vitória. “A cidade é encantadora, possui casarões, prédios históricos e centenários. É importante evidenciar a preservação de prédios como esses, de União da Vitória, pois representa uma história do seu morador”.


O que é CAU?

É o Conselho de Arquitetura e Urbanismo. Ele oferece benefícios para arquitetos e urbanistas de todo o país com registro ativo no CAU na aquisição de softwares de arquitetura, cursos de atualização e pós-graduação, planos de saúde e também linhas de financiamentos especiais para que os clientes possam financiar serviços de projetos desenvolvidos pelos arquitetos.

Também possui a função de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de arquitetura e urbanismo, zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe em todo o território nacional. Busca aperfeiçoamento do exercício da arquitetura e urbanismo (§ 1º do Art. 24º da Lei 12.378/2010).


No Paraná 

Sede CAU/PR Curitiba – Casa Mário De Mari. Av. Nossa Senhora da Luz, 2.530. atendimento@caupr.gov.br

Voltar para matérias