Espaço Cultural: “A Filha do Faraó”
Sábado último, dia 25, as dependências do Cine Teatro Ópera ficaram completamente tomadas pelo público para a encenação do balé, A filha do Faraó, em três atos. Apresentação feita pelo Centro de Danças Porto União da Vitória, como encerramento do seu ano letivo .
Espetáculo magnífico, bem mereceu os muitos aplausos e vivas da platéia. Foi como podemos dizer, uma “injeção de ânimo”, de alegria e beleza para a população após tantos dias castigada pelas enchentes do Iguaçu.
Na entrada o saguão, decorado brilhantemente, detinham-se as pessoas para contemplar um cenário relativo ao tema da peça a ser encenada. Peça inovadora para os habitues do balé, em referência aos personagens, guarda roupas com bordados e detalhes, a tecnologia nos cenários, na música e uma história que é programada para o Antigo Egito.
Sem perder tempo, aplausos já no abrir das cortinas, por não extrapolar no horário de início previsto. Mérito da direção geral por ter considerado quão desconfortável possa ser um tempo de espera para quem obedece horário: pessoas , não somente da plateia mas também da diretoria e integrantes do evento.
É emocionante acompanhar o trabalho exercido por uma Associação de Pais, pelas diretorias ao longo dos anos e pelo prestigio da sociedade , para manterem o bom funcionamento de uma instituição que , sem fins lucrativos, leva a cultura da dança, numa complementação educativa para crianças e jovens, desde os idos de 1989. Ano em que no Cine Luz, apresentando o balé Quebra Nozes , o Centro de Danças inaugurou e testou a funcionalidade daquele palco recém reformado para teatro.
Desde então muitas as pessoas das diretorias que, com seu trabalho voluntário, prosseguem dedicando tempo para que a instituição seja reconhecida como escola. Escola formadora, a nível técnico , de professoras aptas ao trabalho com dança ou ainda , a ingressarem num curso superior afim e manterem-se independentes .
A propósito, antecedendo a apresentação do belo espetáculo A Filha do Faraó, três jovens formandas foram apresentadas ao público .Acompanhadas pelos padrinhos, formandas que tem em seu currículo os resultados do aproveitamento obtido nas aulas e a experiência da participação em outros espetáculos já levados a efeito pela instituição.
Através dessa coluna, enviamos nossos cumprimentos as formandas, professores, dançarinas, dançarinos , coreógrafos , figurantes e a direção geral do espetáculo pela performance e beleza apresentadas.
Aos pais da Associação, a presidente, a secretária e aos demais integrantes da diretoria desejamos que em todos persistam compreensão, têmpora e fibra para o trabalho voluntário que realizam. Tenham a certeza, pais, crianças e jovens de Porto União e União da Vitória, ser-lhe-ão gratos.
Voltar para matérias