Espaço Cultural: “A Marca dos 100 Anos”

De todos os monumentos erigidos em União da Vitória o mais imponente e importante para a história da região iguaçuana, pela sua simbologia e beleza artística, é certamente aquele que melhor marca os 100 anos do Município.
Um conjunto de painel retratando a passagem de tropeiros pelo vau do Iguaçu, origem do povoado e um pinheiro com 12 metros de altura, símbolo da riqueza econômica da terra, ambos construídos em concreto, que de acordo com seu idealizador Ivahy Detlew Will, para que a durabilidade seja eterna. Como tão bem se expressou “um Monumento aos pioneiros de outrora, um presente à Cidade dos dias atuais e um marco no porvir”.

Construção feita pela Empresa Baur, contratada da prefeitura municipal após licitação, que obteve a colaboração do Departamento Municipal de Obras, de integrantes do 5º Batalhão de Engenharia de Combate (hoje Blindado) e sob a supervisão constante do seu idealizador, bem como de seu próprio trabalho, quando necessário a colocação das grimpas nos galhos.

Desde a realização dos desenhos, sobre papel estendido no palco do Cine Teatro Luz, equipado de lápis, régua e compasso, sob as vistas de seu pai Jorge, autor dos versos alusivos, que se encontram naquele painel, Ivahy, após cumprir a jornada diária do trabalho que exercia como funcionário, por noites afora até os finalmente da obra, teve uma efetiva atuação.

Nós, como testemunhos de toda essa dedicação do autor, todo o seu empenho em deixar uma efetiva e imorredoura marca dos 100 anos da Emancipação Político Administrativo de União da Vitória, temos um dever de cidadania.
Pedir a quem de direito, pela preservação e embelezamento da obra que inclui uma pintura, boa iluminação e algumas flores para substituir os aguapês que estariam sobre um espelho d’água. Só assim poderemos levar uma alviçareira notícia àquele hoje, já com idade avançada que se encontra longe da sua cidade.

Notícia de que sua criação, aquela a quem dedicou, carinhosamente, muito e muitos dias de sua vida, estará preservada integralmente, para ser conhecida e admirada por quantos os que por ela passam ou dela se aproximam.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias