Espaço Cultural: Biografia Aluizio Witiuk

Por ocasião de Inauguração da Praça do Professor, construída pela Prefeitura Municipal de Porto União, na Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, fui incumbida de fazer a apresentação do homenageado, professor Aluizio Witiuk, grande mérito para mim que fui uma de suas professoras.
Pesquisando um pouco sobre sua vida, cumprimentei-o prazerosamente com o seguinte texto:
Vivíamos um tempo em que a ciência não desvendava o sexo antes do nascimento.
A expectativa na família gerava sempre uma curiosidade levando a certas indagações:
– Vai ser menino ou menina?
– Quando será a próxima mudança de lua?
Sem fugir dessas incertezas, o casal Demétrio Witiuk e Olga Ayub Witiuk recebia em sua residência, lá no recém-criado município de Rebouças, no Paraná, seu quarto filho. Era dia 7 de março de 1953, e a lua entrava em sua fase minguante.
Assim, quando nasceu um menino, o casal, católico praticante, ante uma imagem de Cristo, pediu-lhe orientação para o nome a ser escolhido. Queriam que fosse nome de um lutador cauteloso e compreensivo, que no futuro escolhesse uma profissão da qual gostasse para bem executá-la. E guiados pela intuição deram-lhe o nome de Aluizio.
Ali crescendo, o menino aprendeu a gostar da natureza e a respeitá-la. Frequentou o Educandário São José, num Jardim de Infância, desfrutando a companhia de amigos para as brincadeiras e o desenvolvimento social.
Aos sete anos, entretanto, veio com seus pais e irmãos residir em Porto União. Era o momento de ingressar num curso primário e prosseguir num segundo grau. Cursos que concluiu no conceituado Grupo Escolar Prof. Balduíno Cardoso.
Nessa etapa, ainda uma criança, Aluizio, como contam seus familiares, já se fazia notar por suas atitudes solidárias. Começou a trabalhar com 11 anos, ajudando na marcenaria da fábrica de móveis Schuwirk, onde fez um porta joias em forma de coração, para presentear sua mãe e, também, como vendedor de amendoim nos jogos de futebol, levar um dinheirinho para casa.
Tinha ele em seu pai o grande exemplo a seguir, uma vez que o senhor Demétrio, pelo trabalho com motores, dedicado e elogiável nos muitos locais e localidades onde atuou com mérito, após realizar um curso afim, em São Paulo, obteve o título de “Doutor em Motores”. Seu falecimento, em 1985, deixou um vazio na vida da família e dos amigos.
Aluizio, então jovem, dando asas a descoberta do trabalho que realizava em diferentes setores comerciais e empresariais nas duas cidades, matriculou-se num curso de administração.
Mas, o gosto que sempre demonstrou pela leitura e assuntos ligados a história geral, impulsionou-o a realizar o curso superior na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória. E o acadêmico revelou-se então o professor e palestrante nesse fundamental conhecimento. Talvez aqui tenha se manifestado a genética herdada de seu avô, Simão Witiuk, o primeiro professor na localidade de Nova Galícia.
Em 1977, contraindo matrimônio com a Jovem Ladi Tamara Benda, foram abençoados com o nascimento do filho Dennis. Hoje morando em Chicago, nos Estados Unidos, atua no Departamento de Tecnologia numa empresa multinacional. Apesar da distância que os separa, pai e filho estão sempre juntos pelo coração e, quando possível, nas viagens programadas por Dennis para rodarem pelo mundo.
Embora as viagens realizadas, o professor, em períodos do ano letivo, sempre é muito atuante. Nos estabelecimentos de ensino, em Porto União e em União da Vitória tem seu nome como diretor, técnico, programador de cursos, autor e organizador de projetos, membro de bancas examinadoras, conferencista, palestrante, enfim, com um currículo invejável na sua vida profissional.
Interessante é saber que o menino, cuja fala começou tarde, somente quando completou seus cinco anos de idade, tornou-se um comunicador atuante até mesmo em programações radiofônicas e televisivas.
Nosso homenageado, vindo de uma família bem constituída de sete irmãos (Luiz, Mari Ester, Águida, Rita, Reginaldo e Aguinaldo), morando desde que chegaram em Porto União no alto do Morro da Cruz, pôde admirar nosso grande rio Iguaçu, e o movimento de aeronaves, das empresas Cruzeiro, Real e de aviões particulares no campo Municipal José Cleto, em São Cristóvão.
Cenas aprazíveis que despertavam no menino a vontade de algum dia ser piloto. Desejo que não se concretizou, mas com a ajuda de pessoas que preservam a história, propiciou a construção de uma réplica do avião pilotado pelo então tenente Ricardo Kirk, na praça do mesmo nome, um testemunho do primeiro acidente aéreo no Brasil.
Por seu trabalho profissional, o professor Aluizio é detentor do título “Destaque do Ano” pela Ângulo Pesquisa, por 15 edições consecutivas.
Como cidadão, pelo trabalho empreendedor e voluntário que realiza na sociedade, tem em seu currículo diplomas e condecorações outorgadas por diversas instituições, entre as quais as militares do 5º BEComb bl, Polícia Militar de Porto União, Polícia Militar de União da Vitória e Corpo de Bombeiros de Porto União.
Sua garra e coragem, somadas ao belo atributo da humildade, levam-nos a admirá-lo ainda mais como pessoa, porque ultrapassa as pedras de seu caminho, com a mesma serenidade com que ouve os clássicos de sua preferência, dirigindo um carro. A grande fé com que auxilia nas missas e administra a Eucaristia, revela sua formação religiosa, exemplo aprendido em família.
Deixamos de relacionar aqui muitos de seus trabalhos curriculares porque nos estenderíamos e poderíamos omitir ainda coisas que ficariam fora.
É prazeroso para nós apresentarmos ao homenageado, professor Aluizio Witiuk, nossos parabéns pelo muito que fez e faz como professor, diretor, técnico, programador na educação de crianças, jovens e da população de duas cidades como um todo.
O senhor, professor, é um trabalhador da educação, que semeando a boa semente na terra que prepara, certamente, terá grãos depositados a serem guardados e protegidos por seus seguidores, para uma grande e proveitosa colheita de sabedoria, respeito e solidariedade.
Deus o Abençoe.Foto: Assessoria Prefeitura de Porto União

Voltar para matérias