Espaço Cultural: Clube Ginástico
A marchinha “O Orvalho Vem Caindo”, fizera tremer os salões dos clubes Vitória, Apolo e Operário no início de fevereiro de 1934.
Muitos os foliões que agitando-se entre confetes, serpentinas e lança-perfume, sentiram a necessidade de alguns exercícios que lhes revigorassem o físico para as lides diárias.
Assim um grupo, tendo a frente o senhor Henrich Scheibe e sua família, decidiu iniciar um trabalho de ginástica no Clube Vitória.
Em pouco tempo o grupo estava organizado com uma diretoria escolhida e um nome: Grupo Ginástico Porto União da Vitória, sigla GGPUV, reunido para cuidar do físico e preservar a saúde.
As mulheres também decidiram-se por um grupo, orientadas pelo senhor Egon Frederico Bieberbach, que lhes permitissem a realização de exercícios, também inovando com a ginástica, naquele mesmo ano de fundação do grupo masculino.
Muitos foram os adeptos, senhores que exerciam as mais diferentes profissões nessas cidades, tantos já num outro plano: Henrich Scheib, Eduardo Schwarzer (carteira nº 05), Rodolfo Woeltje, Egon Frederico Bierbebach, José Kretschek, Ademar Sass, Hans Seifelt, Carlos Evaldo Unterstell, Nelson Dissenha, Luiz Haroldo Teixeira, Ary Carneiro, Moacir Mello, Rui Mathias Jacobs, Oswaldo Eugênio Schiel, Harry Arnold, Carlos Alberto Rollon, Walter Sass, Rodolfo Schwarzer, Antônio Socha Neto, João Nativo dos Santos, Albertino Mafra e tantos outros que contribuíram para que o clube prosseguisse em suas atividades.
Uma trajetória de associados, inicialmente formada por imigrantes e seus descendentes alemães, italianos e poloneses que ao longo do tempo, perdendo e ganhando integrantes continuamente se reinventou na ginástica, promovendo realizações, sem perder o ânimo e a fibra. Na parte social, realizações com tema especifico, como o baile Camponês e a Festa Humorística abrilhantavam os salões e divertiam associados nos idos dos anos 40.
Algumas interrupções aconteceram devido a outros fatores, a entrada do Brasil na II Guerra Mundial, a mudança de local…
Nesses 90 anos de existência, o Ginástico constantemente foi representado nas promoções da comunidade, em desfiles cívicos, competições esportivas as mais variadas, corridas de rua e de bicicleta.
Para comemorar os 90 anos de fundação seu presidente atual, Albertino Mafra, ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Porto União, organizou um jantar de confraternização no Clube 25 de Julho, reunindo integrantes, ex-integrantes e suas famílias, autoridades municipais e convidados.
Além do variado cardápio, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer ou rever parte do acervo do Clube, preservado carinhosamente por suas diretorias. Troféus, medalhas, condecorações, diplomas e fotografias trouxeram a baila um pouco de sua rica história.
Parabéns à presidência, que com a garra e o apoio de todos os integrantes do GGPUV, permitiram laços de amizade renovados e evidenciada fosse a trajetória de uma Associação que faz parte da Memória Cultural da Terra Iguaçuana.
Voltar para matérias