Espaço Cultural: História da Nossa Gente
Vamos falar, orgulhosamente, da comemoração dos 200 anos da Presença Luterana no Brasil e 140 anos no Vale do Iguaçu, comemoradas no último final de semana através do espetáculo encenado com o título do qual nos valemos para este espaço.
Em duas noites consecutivas, após esforçados trabalhos da comissão responsável em organizar o histórico roteiro, reunir pessoas voluntárias para a encenação, técnicos para a iluminação, sonoplastia, entregou à população do Vale do Iguaçu uma história da vida de uma comunidade que se confunde em muito com a do seu povo.
Tudo que ficou de um tempo que célere corre, essa história tão rica ficou evidenciada, admiravelmente, na interpretação voluntária de pessoas em personagens que, com gratidão e amor, repletos de emoção chegaram aos expectadores.
Idades que se estendiam de infância a velhice ocuparam o palco como personagens em execuções instrumentais, em diálogos, canto e danças, reviviam dias alegres ou tristonhos de quem vindo de países europeus, atravessando o oceano, estabeleceram-se no Brasil e especificamente implantaram a fé cristã evangélica, difundindo seus princípios e valores.
Atuando em diferentes profissões, das mais singelas às bem elaboradas, concorreram para o aumento e progresso dessa terra e a formação de sua sociedade, preservando e enriquecendo a cultura e educação de crianças e jovens.
Sentiram, junto àqueles com quem viviam, as amarguras trazidas pela Segunda Grande Guerra no cotidiano de suas vidas. Mesmo assim, ultrapassaram as pedras, então colocadas em seu caminho, pois a fé nos preceitos religiosos e familiares não lhes permitiu esmorecer.
A narrativa e dramatização dos fatos trouxe instituições locais e de outros municípios que, representadas por corais adentraram ao palco com talento, simpatia e, em belíssima afinação, reavivaram lembranças e deixaram bailar pensamentos de fé na expectativa de um futuro promissor.
Voltar para matérias