Espaço Cultural: Lions e Laços de Amor – Parceria que deu certo
Um evento preparado com esmero pela Associação Laços de Amor Down e Lions Clube, ambos de União da Vitória, reuniu aproximadamente 380 pessoas no salão de festas da Catedral Sagrado Coração de Jesus para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down.
Esse ano, com programação extensa, sendo o primeiro almoço da Associação juntamente com o trabalho do Lions, teve por tema “Chega de Rótulos, abaixo o capacitismo”.
Mas, o que é capacitismo ?
Um termo que nos últimos anos já faz parte do nosso vocabulário e precisa de ser por todos entendido. É uma palavra preconceituosa quando usada em relação às pessoas que apresentam uma condição genética diferenciada. Todos são cidadãos com possibilidades de participação se inseridos na sociedade com atuação nos seus diversos setores.
E aqui nessas duas cidades, somos privilegiados por ter uma Associação que assume trabalhos de recepção, acolhimento e orientações necessárias às famílias (atualmente de 36 downs cadastrados) e de grupos apoiadores, como o Lions, que quando chamado dispõe-se a necessária participação.
O evento só se tornou possível com a união solidária de Laços de Amor Down e Lions Clube, num trabalho de associados, companheiros e companheiras atuantes na cozinha, na venda dos cartões de almoço e de docinhos, na arrumação das mesas e decoração do salão, na divulgação pelas emissoras de rádio e na limpeza dos espaços utilizados.
Notória, para reconhecimento também, aos responsáveis pela concessão da cozinha e uso do salão, aos doadores das hospedagens de viagens e brindes para sorteio entre os presentes, a doação de sonhos pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, as apresentações do grupo de danças do município de Porto Vitória que, sob orientação da professora, encantou a todos com músicas folclóricas germânicas.
Solidariedade, determinação e o voluntariado reuniu num mesmo elo, integrantes da Associação Laços de Amor Down e do Lions Clube de União da Vitória, que fizeram jus ao lema de servir, concordando com os refrões “a união faz a força” e “resistência é maior quando a vara está num feixe”.
Voltar para matérias