UNIÃO DA VITÓRIA COMEMORA 133 ANOS

Cerimônia de inauguração do monumento no acesso da ponte Domício Scaramella em 1990, presidida pelo prefeito Mário Riesemberg | Foto: Acervo do jornalista Ivo Dolinski

Para celebrar a data a Administração Municipal preparou extensa programação que se estende até abril

Banhado pela bacia do Rio Iguaçu, o município de União da Vitória foi emancipado em 27 de março de 1890, quando ainda era denominado de Porto União da Vitória porque ocupava toda a área do futuro município de Porto União, instalado em 05 de setembro de 1917, ou seja, menos de um ano após a divisão dos limites dos estados do Paraná e de Santa Catarina, em 20 de outubro de 1916.

Na coluna Uma Visita ao Passado publicada em O Comércio, o jornalista Ivo Dolinski fez questão de compartilhar que a definição dos limites dos dois estados mudou a realidade, da então, Porto União da Vitória, comandada pelo primeiro intendente municipal, Coronel Amazonas Marcondes; porém a população não sofreu nenhuma alteração no seu comportamento e apreço pelas  cidades criadas no Vale do Iguaçu, localizada bem na divisa dos estados do Paraná e de Santa Catarina. “Lembro que o primeiro prefeito da cidade foi Antiocho Pereira, de 1930 a 1933”.

Segundo o jornalista a região do Vale do Iguaçu, onde hoje está o município, foi inicialmente habitada por povos indígenas dos povos botocudos e caingangues. Por volta de 1726 ocorreram as primeiras expedições nesta região e, com a descoberta e ocupação dos Campos de Palmas onde havia cabeças de gado.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Diante da vontade da população palmense de levar sua produção de gado para os grandes centros, o bandeirante curitibano Pedro de Siqueira Cortes, em 12 de abril de 1842, descobriu um vau sobre o Rio Iguaçu que permitia a passagem das tropas de gado e, que também servia como ponto de embarque e desembarque das cabeças. Foi por conta do Vau que a distância foi encurtada e, em 1855, a localidade passou a se chamar Porto União da Vitória.

Já em 1880 fixou-se na localidade o Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, oriundo de Palmas, que foi o responsável por trazer até esta região os primeiros imigrantes europeus, além de implantar a navegação a vapor no Rio Iguaçu. No mesmo ano, com o crescente progresso econômico, União da Vitória foi elevada à categoria de Freguesia, de acordo com a lei provincial nº 615 de 22 de abril de 1880.

Mais tarde, União da Vitória foi elevada à categoria de município, de acordo com a lei estadual n.º 54, de 27 de março de 1890, desmembrando-se de Palmas. Durante seu histórico de formação territorial foram criados distritos que, hoje, são municípios: como Cruz Machado, Paula Freitas e Porto Vitória.

Arte: Gaby Cesco


“CIDADE DE MIL ROSTOS NUM ÚNICO TRONCO”

“Cidade de mil rostos num único tronco, assim eu te considero, assim eu te gosto”

De acordo com Ivo Dolinski a frase que está cravada no monumento do Centenário de União da Vitória foi colocada no acesso à cidade pela ponte Domício Scaramella.

Lembra o jornalista que a obra foi projetada e executada por Ivahy Detlew Will, com a supervisão de seu pai Jorge Will, de saudosa memória. “Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos de qualquer um. Neste aniversário, o nosso desejo é que cada munícipe união-vitoriense seja um ponto de apoio na construção diária, com valores sólidos, que ajude a preparar as crianças e os jovens, neste processo contínuo de transformação que a cidade vive com mudanças nunca antes desenvolvidas pelos que a comandam e, principalmente, pelo amor e garra do povo por sua cidade”, afirma.

União da Vitória nas décadas de 40 e 50 do século 20. Uma cidade em crescimento | Foto: Acervo do jornalista Ivo Dolinski


UNIÃO DA VITÓRIA

  • Município brasileiro do estado do Paraná
  • Pertence à microrregião de mesmo nome e também a Mesorregião do Sudeste Paranaense, apesar de que formalmente está localizada no extremo Sul do estado
  • Fica 243 km a oeste da capital do estado (Curitiba) e a 1.472 km da capital do país (Brasília)
  • População estimada: 58.298 (2021), sendo considerado o 32º município mais populoso do Paraná
  • PrefeitoBachir Abbas
  • Clima: subtropical (Cfb)
  • Subdivisões: União da Vitória é constituída de três distritos administrativos: o distrito Sede, São Domingos e São Cristóvão
  • Bairros: Possui cerca de 22 bairros divididos de acordo com dados do censo do IBGE e da prefeitura da cidade

Bela Vista

Bento Munhoz da Rocha

Bom Jesus

Centro

Cidade Jardim

Cristo Rei

Dona Mercedes

Limeira

Navegantes

Nossa Senhora da Salete

Nossa Senhora das Graças

Ouro Verde

Ponte Nova

Rio d’Areia

Rocio

Sagrada Família

São Basílio Magno

São Bernardo

São Braz

São Gabriel

São Joaquim

São Sebastião

Dados: IBGE

Anos 80 com o início da construção de vários prédios comerciais e residênciais no centro da cidade, embora já existissem alguns, como o Maria Thomasi, Jacobs e o Executive Center | Foto: Acervo do jornalista Ivo Dolinski


FERIADOS

Há dois feriados municipais em União da Vitória, definidos pela Lei nº 1.729 de 1991, sendo o dia do padroeiro Sagrado Coração de Jesus e do Aniversário da Cidade, em 27 de março.


NESTE ANIVERSÁRIO, O QUE DESEJA PARA UNIÃO DA VITÓRIA?

“Transformar União da Vitória em uma cidade de oportunidades para todos.

Feliz Aniversário!”

Bachir Abbas, prefeito de União da Vitória | Foto: Arquivo


Registro do agradecimento do saudoso prefeito Mário Riesemberg à Ivahy Detlew Will pela elaboração do projeto do monumento do Centenário de União da Vitória | Foto: Acervo do jornalista Ivo Dolinski

Voltar para matérias