JOC entrevista Rafael Andrade, novo técnico do Iguaçu
O mineiro Rafael Andrade será o técnico da Associação Atlética Iguaçu durante a temporada de 2024 com uma missão: levar a Pantera do Vale mais uma vez à elite do futebol paranaense. Experiente no Paraná, Rafael coleciona em seu currículo quatro acessos à Primeira Divisão do Estado (2014, 2020, 2021 e 2022) e um título da Copa Federação Paranaense (2019) que lhe concedeu uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D.
Seus mais recentes trabalhos foram: Apucarana Sports (PR), Aruko Sports Brasil (PR), Clube Esportivo União (PR), Nacional Atlético Clube (PR) e Real Ariquemes Esporte Clube (RO).
Em uma entrevista exclusiva, o treinador conversou com a reportagem de O Comércio a fim de proporcionar para os torcedores a chance de conhecer um pouco mais sobre o novo comandante da equipe. Confira:
Jornal O Comércio (JOC): Como surgiram os primeiros contatos da diretoria do Iguaçu e de que forma você reagiu quando recebeu o convite para treinar a equipe de União da Vitória?
Rafael Andrade (RA): Os primeiros contatos com a diretoria do Iguaçu aconteceram em alguns anos anteriores, mas por estar em outros projetos acabou impossibilitando a vinda. Recebi o convite do Iguaçu com muita alegria e motivação para conquistar o acesso à primeira divisão, que é o maior objetivo do clube nesta temporada.
JOC: Quem é Rafael Andrade? Conte para nós um pouco da tua trajetória profissional.
RA: Rafael Andrade é um treinador movido a desafios, apaixonado por futebol, o qual tem sua licença de técnico através da ATFA (Escola de Treinadores), referência em formação de treinadores. Sou mineiro, nascido em Montes Claros e dei meus primeiros passos como técnico no futebol paulista, sendo campeão da série A3 (2008). Passei também pelo futebol goiano, fui campeão rondoniense, até chegar no futebol paranaense onde conquistei quatro acessos para a primeira divisão e um título da copa Paraná, que deu direito a disputar o Brasileiro da Série D.
JOC: O que o torcedor iguaçuano pode esperar do seu trabalho na Divisão de Acesso? De que forma o Rafael Andrade gosta de ver seu time atuando?
RA: O torcedor do Iguaçu pode esperar um técnico que vai trabalhar de forma incansável para conquistar o acesso à primeira divisão. Eu gosto de equipes que compreendam o jogo, marcação intensa e qualidade no trato da bola em fase ofensiva.
JOC: Como está a montagem do elenco? Você mantém reuniões com a diretoria com qual frequência e já tem jogadores acertados para jogar no Iguaçu em 2024?
RA: A montagem do elenco está em fase de observação de atletas dentro dos estaduais iniciando os primeiros contatos com tranquilidade para ser o mais assertivo possível. Falo diariamente com a diretoria do clube e já realizamos reuniões por vídeo.
JOC: Aqui em União da Vitória a torcida é muito presente no dia a dia do clube. Ano passado tivemos jogos com mais de três mil torcedores no estádio. Você já recebeu mensagens de torcedores do Iguaçu? E o quanto é importante ter esse apoio e essa participação efetiva dos torcedores nos jogos?
RA: O maior patrimônio do Iguaçu é o seu torcedor. Tenho certeza que, com apoio deles, vamos fazer uma baita campanha. Nosso estádio tem que ser um caldeirão e os adversários têm que temer a nossa equipe, principalmente dentro do Antiocho Pereira. A participação da torcida será fundamental na nossa trajetória rumo à primeira divisão.
JOC: Dois anos que o clube faz uma temporada boa mas bate na trave na hora de garantir o acesso e a pressão só aumenta. Na sua visão, como chegar na fase final com autoridade para colocar o time na primeira divisão sem deixar essa pressão afetar o trabalho?
RA: O clube já vem há anos fazendo boas campanhas. Temos de preparar nossa equipe nos aspectos físico, técnico, tático e, principalmente mental para suportar as turbulências e pressão dentro da competição. Precisamos seguir as convicções no trabalho realizado para podermos sair vencedores.
Voltar para matérias