5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União comemora 111 anos

O dia 1º de maio marca a fundação do 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld) que, em 2024, comemora 111 anos de existência. A história da corporação começou em Paranaguá, em 1903, como 2º Batalhão de Engenharia. O batalhão também já passou pelas cidade de Curitiba, Palmas e Castro, até que em 1943 fixou-se em Porto União, ano em que enviou 154 Pracinhas para a Segunda Guerra Mundial.

5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado de Porto União comemora 111 anos

Foto: Jaqueline Castaldon

Em 1949, o 5º BE Cmb Bld ocupou suas atuais instalações no bairro Santa Rosa. Em 1985 recebeu o nome de Batalhão Juarez Távora e, posteriormente, a nomenclatura utilizada atualmente, quando passou à subordinação da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (5ªBDA C BLD).

Todo esse histórico foi retratado por um soldado do 5º BE Cmb Bld durante a cerimônia de comemoração do aniversário da instituição. O evento foi realizado na terça-feira, 30. Na oportunidade, também foram entregues certificados de Amigo do Batalhão as seguintes personalidades do Vale do Iguaçu: Tenente Coronel Daniel Longhi Canéppele; Capitão Rodolpho Figueiredo Amim; delegado da Receita Federal, Demetrius de Moura Soares; presidente da Câmara de Vereadores de Porto União, Luiz Alberto Pasqualin; chef de cozinha Bárbara Bertoletti; diretor executivo do Grupo Verde Vale de Comunicação, Caique Agustini; professora Dircilene Silveira; Coronel Arlene Souza da Silva Villela; 2º sargento Ciaudinei José Kziozek; gerente do Banco do Brasil de Porto União, Horácio Andrade; Capitão Gabriel Kapiski; e soldado Cleberson de Almeida Frigo.

Na oportunidade, o Tenente Coronel Agostini, comandante do 5º BE Cmb Bld, relembrou a importância da corporação para o Vale do Iguaçu e região, como o apoio prestado durante a cheia do ano passado. “O batalhão tem essa vocação de prestar o apoio à população nas situações de calamidade e dando continuidade também ao preparo para a guerra. Então, ele tem essa vocação do preparo para a guerra, mas também está sempre pronto para apoiar a população nos casos de calamidade. O 5º BE Cmb Bld faz parte da sociedade. A gente deixa muito claro aqui que sempre estamos prontos para apoiar, para participar dos projetos, da sociedade, porque, como eu disse, fazemos parte dela”.

Atualmente, o 5º BE Cmb Bld é formado por 580 militares divididos em quatro companhias. O batalhão de Porto União é o único de Santa Catarina subordinado à 5ªBDA C BLD, ao lado dos batalhões de Ponta Grossa, Rio Negro, Castro e Curitiba.

Durante a cerimônia de comemoração de aniversário, o General de Brigada e comandante da 5ªBDA C BLD, Alexandre Pfaender Junior, esteve em Porto União e destacou a missão do 5º BE Cmb Bld. “O Batalhão tem por missão precípua prestar o apoio de engenharia, de mobilidade e de proteção para a brigada em situação de guerra. Em situação de paz, que é o que nós vivemos, graças a Deus, ele tem um papel fundamental aqui na região. Ele apoia e está em condições de apoiar, principalmente no desenvolvimento regional, todas as cidades no entorno. Nós temos dado apoio ao longo da história do batalhão, principalmente nos momentos de calamidade. Momentos esses principalmente de enchente, que a nossa população tanto precisa de apoio e nós vamos estar sempre prontos para apoiar”.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias