Caminhada ecológica e cultural acontece no domingo, 10
Tudo começou despretensiosamente. Elza Bauermeister, de 65 anos, é uma aventureira de se tirar o chapéu. A avó de dois netos é exemplo de espírito esportivo. Diagnosticada com problemas no joelho e hérnia de disco, Elza não deixou de se exercitar, obviamente que seguindo as orientações médicas. Segundo ela, nada é impossível quando se tem vontade. Prova disso é que, atualmente, a senhora caminhante é Coordenadora Estadual das Caminhadas na Natureza ONG Anda Brasil.
De acordo com Elza, as Caminhadas na Natureza são circuitos organizados com uma metodologia internacional, com aproximadamente dez quilômetros, passando por propriedades da agricultura familiar e atrativos turísticos de uma localidade rural. “A intenção é que a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) assuma as caminhadas junto a ONG Anda Brasil, assim como a Emater no Paraná. Se isso ocorrer, pretendo me dedicar aos circuitos de longa distância a ser realizada no Caminho dos Monges no Planalto Norte. A Epagri já dá devida assistência na região, sendo em 293 municípios no Estado. Assumir as caminhadas é um trabalho voluntário e significativo”, diz.
+ O Comércio: Preço salgado do ovo de Páscoa atrai público para a produção artesanal
De acordo com Elza, após hiato de um ano, seguem os preparativos para a 10ª Caminhada Ecológica e Cultural da Estrada das Colônias, na Colônia Cerne, em Matos Costa (SC), para o dia 10 de abril. “É uma emoção realizar essa caminhada Iniciamos com a atividade em 1º de abril de 2012, na abertura do Cinquentenário de Matos Costa. Na ocasião, tínhamos bastante receio sobre a adesão do público. Começamos discretamente e agora expandimos a participação de público. De 92 inscritos evoluímos para 400 participantes na última edição. Tivemos uma das melhores notas de avaliação do Brasil com o evento, sendo 9,52”, conta.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
Cada circuito incluiu serviços como o café-da-manhã, almoço e feira de produtos locais. O projeto Caminhada na Natureza iniciou no Brasil em 2006, numa parceria do ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida.
Voltar para matérias