CBN Vale do Iguaçu conquista 3º lugar no Prêmio Ocepar de Jornalismo
Em sua 15ª edição, o Prêmio Ocepar de Jornalismo premio na noite de 17 de novembro, em Curitiba, os 14 finalistas dos 94 trabalhos inscritos em 2022. O prêmio é uma iniciativa do Sistema Ocepar, com apoio financeiro da Central Sicredi PR/SP/RJ e Federação Unimed do Paraná e apoio institucional da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor/PR) e do Sindicato dos Jornalistas do Norte do Paraná.
Participaram do evento as autoras da reportagem Wannessa Stenzel, âncora da CBN Vale do Iguaçu e Gabrielly Cesco, produtora e social media da emissora. A rádio de União da Vitória conquistou o 3º lugar, com a reportagem: Da sala de aula para a vida. “Foi uma honra participar de um evento tão significativo cuja premiação foca no cooperativismo como instrumento de desenvolvimento das pessoas e das comunidades no Paraná”, afirmou Wannessa.
Para Gabrielly a premiação é fruto de profissionalismo de todos os envolvidos em ações cooperativas Brasil afora. “A Ocepar completou seus 50 anos e, com isso, reforçou o trabalho dos veículos de imprensa na divulgação do seu trabalho ao longo da história”.
O Prêmio Ocepar de Jornalismo é muito relevante para os profissionais da comunicação. “Nesses 18 anos de existência do Prêmio Ocepar, foram inscritos um total de 1.391 trabalhos, e centenas de profissionais premiados, o que demonstra o reconhecimento do concurso como um dos principais prêmios do jornalismo brasileiro”, afirmou Samuel Z. Milléo Filho, coordenador do Prêmio Ocepar.
Da sala de aula para a vida
A União Faz a Vida é o principal programa de educação do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) com o objetivo de construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Um exemplo de que a iniciativa vem colhendo frutos é a sua implantação no Colégio Sesi (Serviço Social da Indústria) de União da Vitória.
Segundo Maria Gisele Pontarollo, assessora da área do desenvolvimento do cooperativismo do Sicredi Centro Sul (PR/SC/RJ), o programa possui mais de duas décadas de história, iniciados com a percepção de gestores da cooperativa financeira sobre a importância de promover a educação para um mundo mais cooperativo.
O intuito é a promoção de atitudes e valores de cooperação e cidadania por meio de atividades em sala de aula, colaborando para a formação de crianças e adolescentes com base nos valores de solidariedade, empreendedorismo e respeito.
O Sicredi é a primeira Cooperativa de Crédito do país, que tem com o seu Patrono o Padre que é precursor do Cooperativismo criado em 1902, em Nova Petrópolis no Rio Grande do Sul com o papel de permitir às cooperativas o acesso ao mercado financeiro e a programas especiais de financiamento.
Maria Gisele acrescenta que, desde 2016, dez cidades firmaram parceria com A União Faz a Vida, incluindo União da Vitória, que fica a aproximadamente 241 quilômetros de Curitiba, capital do estado.
De acordo com Maria Gisele a direção do Colégio Sesi sinalizou positivo para receber o programa. A iniciativa veio para ficar e, em breve, deverá ser implantada em outras instituições de ensino da cidade. “Plantar a semente do cooperativismo só trará benefícios futuros para esses cidadãos”, diz.
O Coordenador de Educação Sesi Senai em União da Vitória, Julio Cesar Martins, enfatiza que a parceria do Colégio Sesi da Indústria com o Sicredi só vem sendo fortalecida. “Surgiu com o objetivo de ampliar o conhecimento das comunidades e a preocupação com a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas por meio da educação transformadora alicerçada sobre os pilares do cooperativismo e a natureza das sociedades cooperativas. Ter a oportunidade de participar com os alunos da Educação Infantil e do Ensino Médio em um projeto que rompe com as barreiras regionais é um privilégio para qualquer Colégio. Fazer parte do Programa A União Faz a Vida nos proporcionou a participação em projetos comunitários que desencadearam Oficinas de Aprendizagens, participação de palestras com pessoas reconhecidas internacionalmente; o desfrutar das trocas de experiências com uma quantidade gigantesca de Colégios e seus projetos que são descritos em um livro compartilhado com os participantes do programa espalhados pelo nosso país e, que vislumbram o compartilhar das boas práticas gerando em cada aluno a esperança de um mundo cada vez melhor. É uma parceria fantástica!”, admite.
Habilitação Técnica em Cooperativismo
As novidades não param por aqui. Julio compartilha que o Colégio Sesi da Indústria no Estado do Paraná no ano passado fechou uma parceria com a Ocepar ofertando um novo curso de Habilitação Técnica em Cooperativismo. “Se pensávamos no sucesso do A União Faz a Vida como um dos grandes projetos de sucesso educacional, agora temos como possibilidade de ampliação com a oferta do curso Técnico em Cooperativismo no Itinerário Formativo V do Novo Ensino Médio, uma parceria que poderá ser um novo marco para a transformação de vidas, cheio de surpresas e rico em conhecimento para o mundo do cooperativismo”.
Sistema Ocepar
É formado por três sociedades distintas, sem fins lucrativos que, em estreita parceria, se dedicam à representação, defesa, fomento, desenvolvimento, capacitação e promoção social das cooperativas paranaenses: Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar).
Serviço
A reportagem completa você confere na página da CBN Vale do Iguaçu.
Voltar para matérias