Conheça os novos nomes na presidência das Câmaras Municipais

A reportagem de O Comércio conversou com os vereadores que assumiram a presidência da Câmara Municipal em janeiro de 2023. Neilor Grabovski (MDB) foi o nome escolhido em Porto União e Valdecir José Ratko (UNIÃO) o eleito em União da Vitória.

No lado paranaense a sessão para a eleição da Mesa Diretora dos trabalhos legislativos para o biênio 2023/2024 aconteceu em 12 de dezembro. Ratko foi eleito o novo Presidente da Casa, acompanhado do Vice-Presidente Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), do primeiro Secretário André Cristiano Henik (SDD) e segunda secretária Alandra Roveda Grando (PL). Cordovan Frederico de Melo Neto era quem estava na presidência da Câmara de Vereadores. A nova diretoria assumiu na terça-feira, 10, os trabalhos da mesa diretora.

Em Porto União a cerimônia aconteceu no dia 14 de dezembro. Foram eleitos como Presidente do Legislativo para 2023 Neilor Grabovski (MDB), Vice-Presidente Gildo Masselai (PSDB), primeiro Secretário Fernando Barulho (PSDB) e segunda Secretária Eliane Aparecida dos Santos (PSC).

A Câmara de Vereadores de Porto União estava sob o comando do presidente Paulo Kovalski (PSDB). A nova diretoria também assume em janeiro os trabalhos da mesa diretora.


Valdecir José Ratko

Conheça os novos nomes na presidência das Câmaras Municipais

“A presidência da Câmara era um desejo desde o primeiro mandato”

Valdecir José Ratko está no seu segundo mandato de vereador. Foi coordenador e secretário de Esportes em União da Vitória; líder comunitário; 23 anos de trabalho destinado à Associação da Melhor Idade; já esteve filiado ao PSC e hoje está no partido UNIÃO.

Jornal O Comércio (JOC): Quais são as expectativas para o legislativo em 2023?

Valdecir José Ratko (VJR): É uma alegria falar sobre as expectativas junto da comunidade e da câmara. A presidência da Câmara de Vereadores na verdade era um desejo desde o meu primeiro mandato. Sempre observei o funcionamento do legislativo. O cargo de presidente é muito importante e, por conta disso, eu sempre busquei qualificação profissional como por exemplo a conclusão da faculdade de Gestão Pública. A vontade em assumir a presidência entrou no meu coração e para que isso se tornasse uma realidade eu contei com o apoio dos colegas vereadores. A expectativa é grande para assumir o segundo biênio na câmara.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

JOC: Pretente dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo então presidente da Casa de Leis Cordovan Frederico de Melo Neto?

VJR: Sim. A intenção é dar continuidade ao trabalho do meu amigo Cordovan que foi um excelente presidente. Durante a gestão do Cordovan eu fiz parte da Mesa Diretora enquanto primeiro secretário. Acompanhei um trabalho sério e transparente. Pretendo dar respaldo aos colegas vereadores e tratálos igualitáriamente, pois, afinal, todos nós vereadores temos um objetivo em comum, que é o bem-estar do povo. A câmara é aberta ao público e gostaria que as pessoas gostassem de participar das futuras sessões. A primeira delas acontece na segunda semana do mês de fevereiro.

JOC: A Melhor Idade de União da Vitória segue como a sua bandeira de trabalho?

VJR: Eu tenho um carinho imenso pelas pessoas da Melhor Idade, no entanto, meu trabalho é voltado para o público desde a primeira infância até a terceira idade, ou seja, é para todos. A minha ligação com as pessoas da Melhor Idade não é de hoje; o trabalho juntamente deles acontece há 23 anos. É um trabalho voluntário na Associação da Melhor Idade na promoção da alegria para eles.


Neilor Grabovski

Conheça os novos nomes na presidência das Câmaras Municipais

“Legado à população é mais importante do que a carreira política”

Neilor Grabovski (MDB) é vereador de segundo mandato. Atuou como segundo secretário no primeiro ano de atuação em 2017; primeiro secretário no segundo em 2018 e ocupou a presidência das Comissões de Constituição e Justiça, Saúde e Educação. Atualmente preside o MDB em Porto União.

JOC: O que o motivou a ingressar na carreira política?

Neilor Grabovski (NG): Primeiramente porque eu tenho uma paixão por Porto União. Mas confesso que eu entrei na política de maneira despretensiosa, pois foram as pessoas próximas a mim que foram me levando por esse caminho. Após 13 anos de trabalho na pasta da Saúde de Porto União percebi que eu poderia contribuir com a comunidade e melhorar as coisas. Acredito muito no legado que deixamos à população. Quando eu passo pela Perimetral (Avenida dos Ferroviários) e observo as pessoas descontraindo nos campinhos esportivos é motivo de muito orgulho para mim. Eu diria que o legado à população é mais importante do que a carreira política.

JOC: O esporte segue como uma de suas bandeiras de trabalho?

NG: O esporte está na veia (risos). O meu pai jogou futebol profissionalmente e eu sempre o acompanhei. Eu me destaquei no basquete, muito embora também tenha tido atuação no futebol. O esporte é sim o meu xodó. Sou árbitro de basquete aposentado com 35 anos de apito.

JOC: Pretende dar continuidade ao trabalho desempenhado pelo então presidente da Casa de Leis Paulo Kovalski (PSDB)?

NG: Sim. O Paulo, além de experiente na política, também desempenhou um excelente trabalho. É preciso trabalhar em sintonia com os colegas vereadores, com o prefeito e com a população. Eu nunca almejei o poder, mas a presidência da câmara era sim um objetivo. A partir do dia primeiro de janeiro assumo esta responsabilidade juntamente dos meus colegas vereadores.

 

 

Voltar para matérias