Corpo de Bombeiros de União da Vitória recebe reforço de 14 soldados
O Corpo de Bombeiros de União da Vitória viveu um momento importante na quarta-feira, 22, com a apresentação dos 14 novos soldados que se juntaram à guarnição. O grupo, que já está atuando na região há três semanas, faz parte de uma turma de 419 formados, que passaram por um treinamento de cerca de 10 meses.
Segundo o Comandante do Décimo Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major QOBM Jorge Augusto Ramos, a chegada dos 14 novos soldados representa a possibilidade da disponibilidade de uma quantia maior de Bombeiros em escala de serviço. Além disso, 11 dos novos Bombeiros já estão residindo em União da Vitória, fato que auxilia na rápida resposta ao plano de chamada, situação em que um bombeiro de folga é acionado para prestar apoio em ocorrências de maior gravidade. “Além da vitalidade do conhecimento desses jovens, nós conseguimos uma aplicação totalmente voltada ao atendimento operacional. Então eles vão compor guarnições do caminhão para combater incêndio e vão compor as guarnições de busca e as guarnições é desse serviço pré-hospitalar na ambulância. Para comunidade o que que isso importa? O bombeiro chegando mais rápido, com menos incidências, porque em muitos momentos estávamos com pouco efetivo, muitas vezes recorrendo aos Samu, recorrendo ao bombeiro de Porto União. Então agora nós temos uma capacidade maior de resposta, essa que a grande importância desse efetivo que chega, que vem com força, com conhecimento, com potencial”.
Além do impacto direto no atendimento à comunidade, o major vê, ainda, uma oportunidade de incentivar as novas gerações a ingressarem na profissão. “É um serviço relevante, um serviço que a comunidade precisa e quanto mais pessoas da nossa cidade, da nossa região incorpore, melhor. Então fica um exemplo para os nossos jovens, a hora que enxergar esses bombeiros novos aí na rua, você pode ser o próximo bombeiro a estar andando com as nossas viaturas, atendendo as emergências com o profissionalismo com que o Corpo de Bombeiros atende, ajudando as pessoas nos momentos de necessidade. E no desastre, quando todo mundo foge, o Bombeiro corre para dentro do perigo. Então aqueles que gostam desse tipo de adrenalina é uma boa profissão. À medida que a comunidade tem as necessidades, o Corpo de Bombeiros tem o potencial de sanar essas necessidades no que tange os desastres, os incêndios, as buscas, os salvamentos e agora também as missões de defesa civil e o serviço pré-hospitalar que nós fazemos por missão constitucional”.
José Luciano de Freitas Filho é um exemplo da inspiração que os profissionais podem exercer. Parente de militares, Freitas – nome de guerra do soldado – sempre teve o sonho de entrar para o Corpo de Bombeiros. Hoje, seu sonho é uma realidade. Natural de Curitiba, o soldado faz parte do grupo que começou a atuar em União da Vitória. Antes disso, precisou passar por todas as fases do treinamento. “É um treinamento baseado muito na parte física. Um treinamento físico militar. E treinamentos também específicos, desde a área de direito, área de psicologia, a área de busca terrestre, busca aquática, resgate vertical. Então o Bombeiro, por ele ter essa essa vasta amplitude do seu atendimento, tivemos treinamento em vários locais e o mais próximo da realidade, ou seja, o perigo era real e isso justamente para você conseguir fazer com que o seu trabalho, na hora da ocorrência, não seja influenciado em virtude da pressão. Ou seja, mesmo com a pressão, você vai conseguir desempenhar seu trabalho devido a esse treinamento”, comenta.
Há três semanas vivendo em União da Vitória, Freitas conta que já se sente praticamente em casa. “É uma cidade muito boa. É uma cidade bem acolhedora. Todos os locais que eu fui eu senti uma uma boa receptividade também. O frio a gente tá acostumado por causa de Curitiba, mas aqui é um lugar muito bom mesmo eu espero ficar um bom período de tempo aqui”.
Impacto na região
Para o deputado estadual e líder do governo, Hussein Bakri, a chegada dos novos soldados é mais um exemplo do reforço que União da Vitória tem sofrido na segurança pública. “Nós cuidamos da Polícia Militar. A população está vendo nas ruas o acréscimo dos policiais militares. Nós cuidamos da Polícia Civil com novos delegados e viaturas, porque as pessoas estão em casa e às vezes não sabem que não tem mais policiais cuidando de presos, agora são agentes do DEPEN. A polícia vai pra rua. Eu tenho uma parceria muito grande com o deputado Alexandre Curi aqui, e nós temos também neste novo momento os Bombeiros. Tem municípios que não acreditam e dizem ‘como é que vieram 14 Bombeiros para cá?’. Foi a nossa força política, a briga, a luta. É um momento importante. Nós queremos um Corpo de Bombeiros forte assim como a nossa Polícia Militar ficou forte. Duvido que não tenha uma pessoa agora que ande pelas ruas e não perceba um acréscimo de policiais, uma sensação de segurança diferente, que esse é o papel da Polícia Militar”.
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, lembra que o Corpo de Bombeiros atua em diversas frentes, e que por essa razão a chegada dos 14 soldados é de extrema importância. “O bombeiro não faz só prevenção contra incêndio. Ele faz o atendimento a acidentes, ele faz o trabalho de vistoria, de prevenção contra o incêndio, trabalho nas construções, então é importante esse incremento e é assim que a gente avança”.
Joel Martins Ferreira, prefeito de General Carneiro, também prestigiou o evento e comentou sobre a importância da Corporação para o Corpo de Bombeiros Comunitários do município. “Nós margeamos a BR-153. Temos muitos atendimentos, temos o nosso Corpo de Bombeiros comunitários, ou Defesa Civil Comunitária, mas é um convênio com o Corpo de Bombeiros então onde temos o comando da Polícia Militar mas os os atendentes são todos do município de General Carneiro. Então esse apoio dos Bombeiros e principalmente do nosso município as pessoas que trafegam na 153 então é de suma importância. Claro que quanto mais reforçada a sede é, a nossa região fica melhor. (…) Só temos a agradecer ao nosso deputado Hussein que conseguiu primeiro desmembrar [O corpo de Bombeiros] de Ponta Grossa e depois trazer de Irati e hoje nós somos independentes. A nossa região se fortaleceu muito com isso e o sonho de General Carneiro, claro, é militarizar por completo nossa defesa Comunitária”.
Voltar para matérias