Encontro Territorial Sul do Paraná 2024 reúne lideranças políticas e empresariais da região

Aconteceu na quarta-feira, 04, no auditório da UGV, em União da Vitória, o Encontro Territorial Sul do Paraná 2024. O evento reuniu lideranças políticas, institucionais, empresariais e os comitês gestores municipais de toda a região. O principal objetivo foi o de promover debates sobre temas fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.

Encontro Territorial Sul do Paraná 2024 reúne lideranças políticas e empresariais da região

Foto: UGV

A programação ao longo da tarde de quarta-feira abordou questões relacionadas a políticas públicas, incluindo simplificação e desburocratização, inovação para pequenos negócios em cidades de pequeno e médio porte, lideranças regionais e Lei de Liberdade Econômica, além de soluções e parcerias promovidas pelo Sebrae/PR junto aos municípios e instituições.

De acordo com o consultor regional Sul do Sebrae/PR, Everton Moreira, o escritório de União da Vitória atende, no total, dez municípios – todos da região da Amsulpar e mais Porto União.

“Esse comitê, esse encontro é na verdade um fórum permanente de lideranças, sejam elas políticas, empresariais, institucionais, da sociedade civil organizada, que se reúnem frequentemente para pensar em formas de fomentar o desenvolvimento socieconômico do Sul do Paraná e também de Porto União”, explica Everton. No encontro da última quarta-feira, as lideranças dos municípios debateram diversos assuntos, como por exemplo as compras públicas, como os municípios podem vender mais para a própria prefeitura ou para cidades da região para que o dinheiro fique por aqui. “Pesquisas mostram que a cada um real investido na cidade, ele reverte seis vezes mais”, acrescenta o consultor do Sebrae/PR.

As lideranças municipais também falaram sobre simplificação e desburocratização. “Abordamos esse assunto no sentido de entender como as prefeituras, as entidades, associações comerciais, CDL, OAB e tantas outras entidades, podem ajudar no processo de rapidez na abertura de empresas e na fluidez para que as empresas possam se movimentar e agir. E a grande finalidade de tudo isso, eu sempre brinco, é gerar pdf, gerar nota fiscal, porque isso gera imposto, gera renda e emprego, e nós temos a melhoria do ambiente de negócios como um todo. Então esse encontro serviu para debatermos e fazermos um planejamento prévio das ações de 2025”, comenta Everton.

O Sebrae atua há mais de 52 anos em âmbito nacional, nos 26 estados e mais o distrito federal, sempre levando capacitação, treinamento e melhoria do ambiente de negócios. “Vamos imaginar o ambiente de negócios com todas as formas, as vertentes que podemos ajudar para melhorar e com isso fazer com que as empresas sejam mais competitivas, possam prestar mais serviços, vender mais produtos e gerar mais renda”, finaliza Everton.

No encerramento do evento, os participantes puderam acompanhar uma palestra denominada “O poder das conexões na liderança”, com a palestrante Ana Artigas, que é neuropsicóloga. Ela é mestre em Business nos EUA, MBA em Gestão Empresarial pela FGV, com mais de 20 anos de carreira executiva na Caliper Corporate com formação em Princeton. Além disso, é autora de Best Sellers como: Inteligência Relacional e Lidere como os Grandes.

César Colini, gerente, Everton Moreira, consultor regional, e Maria Salete Melo, presidente do Comitê Gestor das Micro e Pequenas Empresas do Território Sul do Paraná, também anunciaram a criação da Agência de Desenvolvimento do Sul do Paraná. A previsão é que ela esteja concluída na segunda quinzena de fevereiro de 2025.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias