Fogueira já está sendo montada para a 86ª Festa de São Pedro e São Paulo

Nos últimos dias, quem passa pela região da Paróquia São Pedro e São Paulo, em Porto União, já consegue ver a tradicional fogueira ganhando forma. A construção é feita de forma artesanal por voluntários que se empenham para garantir que o símbolo da festa que leva seu nome esteja de pé.

Fogueira já está sendo montada para a 86ª Festa de São Pedro e São Paulo

Foto: Organização da Festa da Fogueira

O corte dos eucaliptos utilizados na confecção da fogueira iniciou no dia 21 de abril. Poucos dias depois, no dia 28, a fogueira começou a ser montada. “A organização da 86ª edição da Festa da Fogueira está bem adiantada. Já iniciamos a construção da fogueira e contratação de produtos e serviços para o evento, que neste ano acontece nos dias 07, 08 e 09 de julho. A data sempre é marcada com um ano de antecedência, isto é, anunciamos a próxima festa durante o cerimonial de acendimento da fogueira. Para 2024 será nos dias 05, 06 e 07 de julho”, conta Geraldo Czezeski, um dos organizadores do evento.

Fogueira já está sendo montada para a 86ª Festa de São Pedro e São Paulo

Foto: Organização da Festa da Fogueira

A realização do evento envolve cerca de 200 voluntários, que se dividem entre os vários setores da festa para atender o público, que tradicionalmente comparece em grande número. Geraldo também explica que ainda há disponibilidade de espaços para quem desejar ter uma barraquinha na festa. Já está confirmada a venda de Xixo, quentão, pastel, cachorro quente e bolos. “Como de costume [os produtos são] de ótima qualidade, preparados com muita higiene, carinho e dedicação”, completa Geraldo.

Um marco de Porto União, a Festa da Fogueira virou atração turística e, segundo Geraldo, levou o nome da cidade para todo o país. “O evento costuma reunir famílias locais e também ex-moradores de nossa cidade, que aproveitam para visitar amigos e parentes nesta data e prestigiar o tradicional evento pioneiro em turismo na região, que na década de 70, levou o nome de nosso município a se destacar nacionalmente através das mídias locais, no Jornal Nacional da Rede Globo, Revista Época e outros, devido a altura de nossas  fogueiras que, na época, chegavam aos 57 metros de altura”, relembra.


Programação da Festa da Fogueira

29/06 À 07/07 – Novena aos Padroeiros

19h Novena de São Pedro e São Paulo

06/07 Quinta-feira – Feira de Doces e Salgados

15h – Feira de Pães, Cucas e Pastéis

07/07 Sexta-feira – Festa da Fogueira (1º dia)

15h Feira de Pães, Cucas e Pastéis

18h – Início da Festa com  “Dj LOKINHO”

19h30 Benção e Acendimento da Fogueirinha

08/07 Sábado – Festa da Fogueira (2º dia)

14h – Início da Festa com Bingo  e em Seguida “Dj LOKINHO”

20h – Benção e Acendimento da Fogueira

09/07 Domingo – A festa continua (3º dia)

07h – Reserva de Churrasco com Carne de Gado e de Porco

10h – Santa Missa com o Coral das Comunidades

12h – Almoço Com Churrasco, Risoto, Saladas, Bebidas

14h – Tarde Dançante “Grupo Bom de Fole”

Nos três dias de festa haverá venda de xixo, quentão, pastel, cachorro-quente, bolo, chopp, cerveja, refrigerante e barracas terceirizadas diversas, com cocada, alimentação, maçã do amor, artesanato local, batidas e coquetéis, jogos, e brinquedos.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias