Luísa Pohl é destaque em propaganda ao lado de Neymar
As borboletas coloridas que ganharam vida nas primeiras telas de Luísa Pohl de Almeida, ainda na infância, voaram alto. Tão alto que a moradora do bairro Cidade Nova, em Porto União, agora é reconhecida internacionalmente.
Luísa faz parte da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP) iniciada em 1956 e que tem sede na Suíça. Todo o trabalho da jovem fica exposto nas redes sociais da artista, mas Luísa ficou ainda mais conhecida pela sua aparição recentemente em rede nacional em uma propaganda sobre coragem e inspiração que foi estrelada pelo jogador de futebol Neymar.
Segundo Luísa, a propaganda enfatiza o capacitismo, que é um termo recente utilizado para apontar preconceitos ainda enraizados em relação à deficiência. A nomenclatura engloba desde a falta de acessibilidade nos espaços até a maneira com qual essas pessoas são tratadas e representadas. “Estou famosa (risos). Estou muito feliz por fazer parte de uma propaganda que exalta a inspiração e a coragem que muito me definem. O convite para participar da propaganda aconteceu pelo meu instagram. Recordo que uma ‘olheira’, aqueles que buscam pessoas para participarem de propagandas, filmes, entre outros, conversou informalmente comigo. Após entender que o convite era real, fui até Curitiba (PR) no início do ano de 2021 para gravar a peça publicitária. Foi preciso realizar o teste para a Covid-19. Quando cheguei no local havia uma superprodução. Eu não sabia do que se tratava a propaganda e não imaginava que o destaque seria o Neymar. Me convidaram para demonstrar o meu trabalho que seria pintar com os pés e boca. Teve todo um contrato assinado antes com a produtora”, diz.
A propaganda da empresa Above foi ao ar em setembro de 2021 em horário nobre na Rede Globo com o mote “coragem e inspiração”, para reforço de marca de uma linha exclusiva de antitranspirantes com o nome de Neymar, que foi lançada em 2018. A Above pertence ao portfólio da Baston, empresa especializada no envase de aerossóis, fundada em 2005, no município de Palmeira, interior do Paraná.
A veiculação da propaganda da qual Luísa faz parte segue obtendo grande destaque em nível mundial, inclusive para a jovem de Porto União, que tem sido reconhecida nas redes e na rua. “Eu só soube do que se tratava a propaganda quando ela foi ao ar. Nossa, eu fiquei muito feliz! A ficha ainda não caiu (riso). Foi um susto; nossa eu estou na TV!”.
Aos 24 anos de idade, Luísa pinta desde os oito, sempre apoiada pela sua família e amigos. “O número de seguidores no meu instagram aumentou. A intenção é ajudar as pessoas a superarem os seus limites e serem felizes. Ainda na infância, quando eu passava horas dentro de um hospital, eu precisava de atividades para me distrair e foi então que passei a pintar e, hoje, eu sou remunerada para isso. Junto da Associação na Suíça os nossos trabalhos artísticos repercutem em calendários, portais e outros”.
Luísa
Luísa é uma menina bonita por dentro e por fora. O nome da jovem é de sucesso, pois do latim significa lutadora. Nascida em Curitiba no dia 30 de dezembro de 1997, ela é filha de Alfredo Henrique de Almeida e Carla Pohl e irmã da Rafaela e do Cauê. Luísa nasceu com má formação congênita nos membros superiores.
+ O Comércio: Abra os olhos para essas doenças que provocam cegueira
Desde pequena sempre teve contato com as tintas, pois usava guache e lápis de cor para pintar. Demonstrou maior interesse ao ver alguns quadros feitos pelo seu pai. No início a mãe da jovem não levou a sério, mas percebendo que era vontade real da filha, comprou-lhe o material. O próximo passo foi colocá-la para fazer as aulas, sendo que em 2007 a convite da mãe, a artista Raquel Storck passou a ser a sua professora.
A mãe, maravilhada com a habilidade de sua filha, postou fotos de seus quadros nas redes sociais, obtendo êxito. A também artista Rita Boz, integrante da Associação dos Pintores, enviou as fotos dos trabalhos de Luisa para São Paulo. Veio então o convite para que ela ingressasse na mesma.
No ano de 2007, uma das responsáveis pela Associação de São Paulo veio conhecer de perto o trabalho de Luísa, que fez um quadro criado por ela e sem a presença da professora. Após o teste veio então a solicitação para o envio de mais obras para a Suíça, onde seriam novamente analisadas por uma banca de artistas e técnicos na área de artes plásticas. Já em 2008 Luísa passou a integrar a Associação dos Artistas.
+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp
A artista já expôs na Casa Cultural Aníbal Khury em Porto União, Reacess em Florianópolis, Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro, Hotel Hilton em Buenos Aires na Argentina, Museu Eduardo Sivori em Buenos Aires na Argentina e Mega Artesanal em São Paulo.
Suas obras também integram o livro Arte Um Olhar Muito Especial – Volume 3. Está inserida também no livro Buriti Português – Guia de Recursos Didáticos para o professor. Também possuiu uma de suas obras nos cartões comemorativos que são lançados anualmente pela Associação dos Pintores com Boca e Pés, sendo sua publicação veiculada em toda a América Latina.
Voltar para matérias