Pela primeira vez, disputa pela presidência na OAB Paraná terá participação feminina
Advogada Marilena Winter é natural de União da Vitória e a primeira mulher no Estado a concorrer ao cargo
Marilena Winter esteve na última quinta-feira, 07, em União da Vitória. Advogada, procuradora de Curitiba, professora universitária e atual vice-presidente da entidade, Marilena Winter é a primeira mulher a disputar o posto de presidente da OAB do Paraná em quase noventa anos.
A pré-candidata pela rede Inova11 se reuniu com advogadas e advogados da região para debater os rumos da advocacia paranaense para os próximos três anos.
“Eu queria fazer esse registro, que a maior honra da minha vida é ser a primeira mulher na história da OAB Paraná em noventa anos a ser indicada a ser candidata a presidente da nossa instituição”, destacou a pré-candidata.
Entre as principais pautas propostas pela chapa estão a retomada das atividades, o apoio aos jovens advogados e advogadas, o diálogo, a igualdade, o respeito às prerrogativas profissionais e a pluralidade de idéias na construção de políticas internas para atender às demandas da classe que, assim como outras, foi impactada diretamente pela pandemia de Covid-19.
“Eu acompanho a evolução da nossa profissão há bastante tempo porque eu sempre advoguei. Portanto, estive sempre muito próxima da OAB e pude ser testemunha das grandes transformações que vivemos”, relata a pré-candidata.
Marilena Winter
Natural de União da Vitória, Marilena Indira Winter é graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná, instituição que lhe conferiu também os títulos de mestre em Direito Privado e doutora em Direito das Relações Sociais. Atualmente é professora licenciada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Procuradora do município de Curitiba e vice-presidente da OAB do Paraná. Filha de uma professora e de um pequeno empresário, Marilena foi criada em meio à natureza.
Sempre apreciou literatura, história e língua portuguesa. Segundo ela, este gosto já evidenciava o caminho profissional que seguiria. Deixou a cidade natal aos 16 anos. Mudou-se para Curitiba para cursar o último ano do ensino médio e prestar vestibular.
Aprovada na Universidade Federal do Paraná, passou a vida acadêmica dedicada aos estudos e, já no primeiro ano, conseguiu o primeiro estágio em um cartório de registro de imóveis. Assim que terminou a graduação, foi aprovada para o mestrado. Em 1992 começou a trabalhar como professora de Direito Civil na PUC-PR, foi aprovada em concurso para a Procuradoria da Capital e trabalhou em um escritório de advocacia do qual, mais tarde, tornou-se sócia. Ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil por meio do Instituto dos Advogados. Atuou como Conselheira, como membro de comissões, na diretoria e como vice-presidente.
Voltar para matérias