Portal VVale é finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo
Quando a reportagem do Portal Vvale cogitou compartilhar a história de Aparecido Bernardo da Silva a certeza era de uma repercussão positiva, principalmente para os empreendedores da região. O morador no bairro Bom Jesus, em União da Vitória topou e emprestou a sua trajetória junto ao ferro-velho da cidade. Aparecido é o protagonista da reportagem O Rei da Sucata, inscrita na 10ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O destaque foi para a fotografia de Gabrielly Salete Cesco e Wannessa Stenzel, que traz o espírito empreendedor de Aparecido. A lista com os 12 finalistas do prêmio, etapa Paraná, foi divulgada nesta terça-feira, 01.
O tema deste ano foi “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”. O concurso jornalístico registrou recorde de 1.899 inscrições no Brasil e 109 no Paraná, nas categorias texto, áudio e foto.
No Paraná o primeiro colocado de cada categoria vai receber premiação em dinheiro no valor de R$ 8 mil. Além disso, os segundos colocados, um por categoria, ganharão capacitações em Coaching de Carreira, com foco no desenvolvimento pessoal.
Rei da Sucata
Aparecido é casado com Maria José, com quem teve quatro filhos: Daniele, Ana Paula, Gabriela e Carlos Eduardo. De seus recém completados 57 anos, Aparecido comemora que oito deles foram dedicados ao tão sonhado empreendimento, que leva o nome de Porto Comércio de Metais e Sucatas (ferro-velho) e, que está localizado próximo de sua casa, no bairro Ouro Verde.
A empresa de Aparecido é aberta ao público de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e é especializada na reciclagem de resíduos ferrosos, que buscam a preservação das propriedades e características do material para que estes possam ser reaproveitados. “A empresa tem um significado importante na preservação junto ao meio ambiente, na economia local e regional”.
Atualmente o Ferro-velho é considerado um comércio de médio porte e os funcionários são os próprios filhos de Aparecido. “Fornecemos mercadorias para diversas cidades brasileiras. E entre essas também acontece a terceirização para o envio de sucatas para o exterior”.
A Porto Sucatas, como carinhosamente é chamada, conta com equipamentos modernos, caminhões e carros que contribuem para a separação do material recebido ou recolhido. “Eu tenho aqui dois alqueires de área ao qual hoje praticamente todo o espaço está ocupado com sucatas. Acredito que aqui na região de União da Vitória sou um dos empresários mais antigos no ramo”.
Aparecido também é um fornecedor da Gerdau, que é considerada a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Também é a maior recicladora da América Latina, pois a empresa tem na sucata uma importante matéria-prima, sendo 73% do aço que produz feito a partir desse material.
Premiação
Os vencedores estaduais serão conhecidos durante a Feira do Empreendedor. A premiação será no dia 15 de setembro.
Categoria Fotojornalismo
Jornal Preto no Branco
Agências da ONU visitam projeto de empreendedorismo social para migrantes e refugiados no Oeste do Paraná
Equipe: Edna Nunes e Gislene Costa
Portal Vvale
O Rei da Sucata
Equipe: Gabrielly Salete Cesco e Wannessa KellyGreyce Stenzel Ariatti
Revista Aldeia
Da cidade para o rancho
Equipe: Fernanda Fiametti e Kauã Veronese
Voltar para matérias