Ratinho Jr visita União da Vitória e anuncia auxílio à vítimas da enchente

O governador paranaense, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve em União da Vitória no sábado, 21, para acompanhar a situação dos munícipes afetados pela cheia do rio Iguaçu. Na oportunidade, o governador também anunciou um pacote de auxílio às vítimas da cheia.

Ratinho Jr visita União da Vitória e anuncia auxílio à vítimas da enchente

Foto: Eduardo Carpinski

“É uma visita, primeiro, de  solidariedade à população de  União da Vitória”, comentou Ratinho Junior. O governador destacou que as fortes chuvas que atingiram o estado causaram problemas em 23 cidades. As mais atingidas foram Rio Negro, São Mateus do Sul e União da  Vitória. Segundo o gestor, desde que se percebeu que as cidades poderiam ser acometidas por enchentes, medidas começaram a ser tomadas para garantir a segurança da população. “Junto com a prefeitura começamos a tirar as pessoas de dentro de casa e levar para alojamentos para, em um primeiro momento, evitar o prejuízo de vidas, que é a nossa grande preocupação. Fizemos esse trabalho técnico e, obviamente, fomos mandando aquilo que é necessário para atender no dia a dia as pessoas. Claro que o ideal era elas estarem nas suas casas mas, devido ao momento, a ideia é dar o mínimo de segurança e conforto para essa população”.

Entre as medidas anunciadas pelo governador em sua visita a União da Vitória, destaca-se uma série de ações adotadas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), sendo elas a suspensão do corte de água para residências e comércios afetados pela chuva e que estejam cadastrados pela Defesa Civil; a redução do valor de pagamento da tarifa de água, com o valor simbólico de R$ 1 nos próximos dois meses para as famílias afetadas; fornecimento de água envasada potável para atendimento à população; além do auxílio na limpeza de vias públicas com caminhão hidrojato.

Foto: André Zanetti

Também existe a possibilidade de, junto à Secretaria da Fazenda, haver a postergação do pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por empresas afetadas pelas enchentes. Ainda, será feita uma análise por parte da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) da viabilidade de parcerias para a construção de moradias.

Ratinho Junior também falou sobre os recursos já disponibilizados, como R$ 30 milhões para a reconstrução de estradas rurais, pontes, calçadas, pavimentação e galerias pluviais nas cidades afetadas pela enchente. Segundo o governador, a estimativa de prejuízos causados pelas enchentes será feito após a situação ser normalizada.


Realização de obras

Um tema que também foi abordado pelo governador foi a realização de estudos para identificar possíveis obras capazes de mitigar as enchentes em União da Vitória. Segundo Ratinho Junior, várias são as alternativas possíveis, contudo, todas envolvem obras bilionárias. “Nós vamos criar um grupo de trabalho, sem criar expectativas também na população. Nós não vamos mentir para as pessoas que vai ter uma solução rápida, mas vamos começar a levantar quais são as possibilidades para amenizar para, ao invés de subir 7m, 8m, subir 5m e, de alguma maneira, diminuir a força das água quando tem esse ciclo de enchentes. (…) Quem tem que falar são os técnicos. Tudo que eu falar aqui, agora, é achismo. A gente vai criar um grupo de trabalho para de alguma forma amenizar esse problema”.


Presenças

Estiveram presentes durante a visita secretários estaduais Hudson Teixeira (Segurança Pública), Santin Roveda (Justiça e Cidadania), Marcio Nunes (Turismo), Valdemar Bernardo Jorge (Desenvolvimento Sustentável), e Sandro Alex (Infraestrutura e Logística), o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri, além de lideranças locais.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias