Revitalização do Morro do Cristo deve ser concluída em breve
Desde o ano passado, o Morro do Cristo, principal ponto turístico de União da Vitória, está passando por revitalização. Agora, as obras estão caminhando para sua fase final. A expectativa é de que o público possa voltar a visitar o local a partir do final de abril.
O projeto prevê a construção de nova escadaria, reforma da via sacra, construção de um mirante, reforma da estátua do Cristo, reforma da capela, reforma da instalação elétrica e iluminação, construção de drenagem, reforma do calçamento, adequação do paisagismo e construção de restaurante.
Segundo a presidente da Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (Atema), Daiane Scolaro, o Morro do Cristo recebe, anualmente, 45 mil visitantes, sendo a maioria (70%) turistas. A expectativa é de que, após a obra, a 3ª maior imagem do Sagrado Coração de Jesus do interior do Brasil passe a receber cerca de 100 mil visitantes por ano. “É uma reivindicação do setor já há muitos anos que se faça melhorias na infraestrutura do Morro, principalmente no quesito escadaria, acessibilidade e ter um espaço de gastronomia no local. União da Vitória tem um potencial enorme no turismo, atualmente o município já recebe muitos turistas que vem até aqui para visitar nossos atrativos, nossos roteiros, eventos, e vemos em obras como essa um incentivo ao setor empresarial para continuar investindo na região, como também a perspectiva do aumento de turistas que virão para União da Vitória e região”, comenta.
A informação de que munícipes são minoria no grupo de visitantes do Morro do Cristo chama a atenção. E, mesmo sendo uma obra intrínseca da comunidade, existem moradores de União da Vitória que nunca visitaram o ponto turístico. Em enquete realizada em nossas redes sociais, das 376 respostas obtidas, 13% (48 votos) afirmaram nunca terem visitado o local. Quando questionados sobre o motivo, munícipes apontaram a falta de tempo, pouco conhecimento do caminho até o local, e também a falta de infraestrutura para pessoas incapazes de subir a escadaria.
Agora, com a realização das obras, a intenção é aumentar a inclusão e permitir maior acessibilidade por meio da instalação do funicular. Daiane explica que o meio de transporte é um tipo de bonde adaptado para terrenos inclinados. “O local receberá, além de mais um atrativo, acessibilidade. Muitos visitantes possuem dificuldade locomotora e, com o funicular, o acesso será resolvido”, completa.
Até o momento, a escadaria já passou por reforma, e agora aguarda-se a instalação do mosaico que fará parte de seu revestimento. Estima-se que, após finalizada, o Morro do Cristo tenha a maior escadaria em mosaico do país. As artes foram concebidas pelo artista plástico união-vitoriense Carlos Kussik e desenvolvidas em parceria com a artista plástica Ragli Vanessa Rotta Martins, que também é natural do município. Os 20 lances de escada receberão a instalação artística que contará nos 224 degraus a história do município com figuras étnicas e religiosas.
O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, destaca que o aumento no número de visitantes no Morro do Cristo poderá gerar um efeito em cascata na economia municipal. “São diversas atrações que serão criadas e o nosso objetivo é audacioso. Será um dos pontos turísticos, com certeza, (…) mais visitados do Paraná e do Brasil. Com a escadaria em mosaico, com todas essas adequações que estão sendo feitas. Nós queremos saltar de 40 mil para mais de 100 mil visitantes ao ano, isso fomentando o nosso comércio, os bares, restaurantes, hotéis, trazendo geração de emprego e renda para União da Vitória na área do turismo, que é a grande fonte de geração de emprego e renda a nível de Brasil”.
A obra, orçada em cerca de R$ 700 mil, está sendo realizada com verba vinda de uma emenda de responsabilidade do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), Hussein Bakri, além de uma contrapartida municipal. “As pessoas sabem que a gente tem que agir em todos os setores. Vai [verba] para a saúde, daqui a pouco precisa na educação, daqui a pouco a estrada que precisa, mas também a gente não pode esquecer do turismo, da religiosidade, da fé. Esse recurso está sendo aplicado agora, e espero que em breve já possa ser utilizado pela população. E [quero] dizer que eu tenho outros projetos para o Morro do Cristo. Eu tenho ainda três anos de mandato, e eu tenho alguns sonhos importantes, que eu acho que nós temos que aproveitar bem. Do fortalecimento, quem sabe, alguma coisa relacionado a um espaço gastronômico, quem sabe alguma coisa, vamos sonhar mais alto, ligando o Cristo ao Parque Ambiental, enfim. Nós temos que avançar, pensar alto. E evidentemente que tudo é projeto. O que tem projeto vai para frente”.
Voltar para matérias