Sebrae PR revela vencedores de prêmio de jornalismo nesta sexta-feira
Acontece nesta sexta-feira, 15, a entrega da etapa paranaense do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O Portal Vvale, do Grupo Verde Vale de Comunicação, é finalista na categoria fotojornalismo com o registro O Rei da Sucata, feito por Gabrielly Salete Cesco e Wannessa Stenzel.
A foto retrata Aparecido Bernardo da Silva, empresário de União da Vitória que comanda há oito anos a Porto Comércio de Metais e Sucatas. A empresa é especializada na reciclagem de resíduos ferrosos, e busca a preservação do material para que possam ser reaproveitados. “A escolha pela empresa do Aparecido se deu pela sua especialização na reciclagem de resíduos ferrosos que buscam exatamente a preservação das propriedades e características do material para que estes possam ser reaproveitados pelos moradores da cidade e da região, além da sua importância na economia local e regional. Aparecido é um dos empresários mais antigos no ramo no Vale do Iguaçu e, nos recebeu de braços abertos para contar a sua história empreendedora para o estado e para o país”, comenta Gabrielly.
Aparecido também é um fornecedor da Gerdau, que é considerada a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Também é a maior recicladora da América Latina, pois a empresa tem na sucata uma importante matéria-prima, sendo 73% do aço que produz feito a partir desse material.
“Aparecido é uma alegria em pessoa e acredita no potencial empreendedor da sua família para o crescimento econômico da cidade em que escolheram para viver. Estar entre os finalistas de um concurso tão renomado eleva ainda mais a seriedade do veículo de comunicação ao qual fazemos parte, além de compartilhar histórias de vida de sucesso como a do empresário do Vale do Iguaçu e de tantos outros Aparecidos que se dedicam para o setor em nosso país”, completa Wannessa.
Sobre o Prêmio Sebrae de Jornalismo
O concurso jornalístico instituído pelo Sebrae se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais.
Neste ano, o prêmio bateu recorde de inscrições. A iniciativa realizada pelo Sebrae para reconhecer e prestigiar as melhores reportagens sobre o universo do empreendedorismo veiculadas em diferentes canais da imprensa brasileira teve a marca histórica de 1.899 trabalhos inscritos, o que representa um crescimento de 65% em comparação com o volume registrado na última edição, em 2022.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a adesão dos jornalistas ao Prêmio confirma o crescente interesse dos veículos de comunicação do país pelos temas do empreendedorismo. “A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada no Brasil com o apoio do Sebrae, já havia apontado para o fato de que somos um dos países mais empreendedores do mundo. Cerca de 60% dos brasileiros em idade economicamente ativa têm o desejo de serem donos da própria empresa”, comenta. “Nada mais natural que os profissionais dos mais diferentes veículos de comunicação estivessem atentos a esse fenômeno. O nosso papel, no Sebrae, é estimular e contribuir com uma cobertura cada vez mais qualificada”, acrescenta.
O tema deste ano foi “a contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do País”. No Paraná o primeiro colocado de cada categoria vai receber premiação em dinheiro no valor de R$ 8 mil. Além disso, os segundos colocados, um por categoria, ganharão capacitações em Coaching de Carreira, com foco no desenvolvimento pessoal.
Voltar para matérias