União da Vitória irá firmar parceria com agricultores familiares
Marcelo Schlenert, Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em União da Vitória, afirma que a pasta iniciou com o pé direito. O anúncio da viabilização de recursos para a Agricultura foi comemorado no dia 14 de fevereiro juntamente com o Líder do Governo Ratinho Junior na Assembleia Legislativa, deputado estadual Hussein Bakri (PSD).
Entre as novidades, segundo Marcelo, deverá acontecer, em breve, a abertura do chamamento público para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, conforme determina o Programa de Alimentação Escolar (PNAE). “Nosso intuito será enriquecer a alimentação dos estudantes e motivar hábitos saudáveis. Pretendemos credenciar os produtores para fornecerem insumos que irão à Secretaria Municipal de Educação. Ainda não temos uma data para o início da iniciativa”.
De acordo com Marcelo o produtor rural tem a cultura de produzir um alimento de qualidade. “O direcionamento dos produtos aos estudantes por meio da merenda escolar também será um incentivo econômico. Enxergamos com bons olhos a importância do programa para os agricultores”, disse.
Atualmente as secretarias de Agricultura e Educação do município destinam 30% das verbas para a compra de alimentos junto aos recursos do FNDE. “Pretendemos chegar em 100% no segundo semestre deste ano”.
Marcelo explica que por meio de orientação de nutricionistas estarão no cardápio o filé de tilápia, sendo dez produtores da proteína atualmente ativos com frigoríficos artesanais localizados no bairro Rio Vermelho e na Barra do Palmital. Também contemplarão a merenda escolar o pinhão, a polpa de fruta e o chá mate.
Conquistas
De acordo com Marcelo a parceria firmada entre a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e a Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (Seti) garantirão que parte do terreno da Estação de Piscicultura da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de União da Vitória, que fica localizado às margens da BR-153, poderá ser utilizado pela administração para a criação de um Centro de Pesquisa e Referência do pinhão e da erva-mate.
Também foram direcionados recursos significativos para a compra de calcário que será destinado a pequenos produtores para melhorarem o solo. A Secretaria de Agricultura também irá receber dois veículos: um novo para o Programa Porteira Adentro e um usado que será colocado à disposição do Conselho Gestor da Erva Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate).
Voltar para matérias