União-vitoriense irá à Nova Zelândia pelo projeto Ganhando o Mundo

O sonho de viajar pelo mundo e conhecer novos países é um dos mais comuns. Na vida real, contudo, esse desejo nem sempre está facilmente ao alcance. Imagine, então, ser recompensado por conta de suas boas notas e assiduidade escolar com um intercâmbio. Essa é a realidade de Nayara Cordeiro Canalli, de 15 anos. Moradora de União da Vitória e estudante do colégio Neusa Domit, a jovem foi uma dos 100 alunos selecionados para o programa Ganhando o Mundo, que os levará para um intercâmbio de seis meses na Nova Zelândia.

União-vitoriense irá à Nova Zelândia pelo projeto Ganhando o Mundo

Nayara Cordeiro Canalli. Foto: arquivo pessoal

Nayara se descreve como uma jovem sonhadora e que está sempre em busca de novos conhecimentos. Mas a adolescente também não perde oportunidades, por isso, quando uma professora apresentou o programa para a classe, Nayara logo tomou sua decisão. “A professora Bernadete passou na sala e deu essa informação. Perguntou se algum aluno tinha interesse em se inscrever para o programa Ganhando o Mundo e no mesmo momento eu imaginei que seria uma experiência incrível. Chegando em casa eu conversei com a minha mãe e ela achou uma ótima ideia. Ela disse que seria uma grande oportunidade. No mesmo dia eu fui no colégio e fiz minha inscrição”.

Esta é a segunda edição do programa Ganhando o Mundo, promovido pelo governo do estado do Paraná. Em janeiro deste ano, 100 alunos da rede estadual foram mandados para um intercâmbio no Canadá. A expectativa é que este grupo regresse nos próximos dias. Os participantes do projeto ficam hospedados na casa de famílias locais e cursam um semestre em alguma escola da comunidade para, segundo o governo estadual, “praticar a língua inglesa, desenvolver a autonomia e ampliar os repertórios culturais e acadêmicos”.

Na quarta-feira, 29, o governador Ratinho Junior (PSD) recebeu os 100 selecionados para a nova edição do projeto, e destacou a relevância do Ganhando o Mundo. “Esse projeto é muito importante para a educação do Paraná. Ele dá a oportunidade dos alunos conhecerem um país de primeiro mundo, que é a Nova Zelândia, de aprender uma segunda língua, além do aprendizado na escola, conhecer outros alunos. Então, é uma experiência cultural muito importante e que será replicada em todo o Paraná a partir do retorno”, disse o aos estudantes.

Governador Ratinho Junior recebe alunos selecionados para projeto Ganhando o Mundo. Foto: AEN-PR

O investimento em cada aluno participante do Ganhando o Mundo é de cerca de dez mil dólares. Para Ratinho Junior, essa é uma forma de incentivar a formação de lideranças no Estado. “Precisamos formar bons líderes e estamos investindo para que esses alunos sejam bons líderes no futuro, que possam inspirar e ser modelo para outras pessoas. Esses alunos são o investimento que a sociedade está fazendo neste momento para ajudar a transformar o Paraná”.

Na oportunidade, o secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, destacou que um dos desafios que os estudantes enfrentarão é a adaptação no período inicial. “Na primeira semana, bate aquele aperto, aquela saudade, vontade de voltar. Então, se acontecer isso, se lembrem de dias como hoje. Vocês têm todo um time torcendo por vocês, para que vocês possam aproveitar e curtir muito. Vocês são parte do futuro do Paraná e conquistaram o direito de participar desse programa revolucionário”, disse.

Nayara conta que teve total apoio de sua família para participar do projeto, e agora precisa apenas aguentar a ansiedade para viver a aventura que começará logo na ida para a Nova Zelândia. A jovem e seus colegas partirão no final de julho para uma viagem de cerca de 12.213 km. O voo pode ter a duração de até 33h, com escalas. “As expectativas são grandes pois esse intercâmbio vai me proporcionar uma experiência única. Vou ter a oportunidade de conhecer um novo país, uma nova cultura, fazer novas amizades e aprender inglês de uma forma mais aprofundada. Além disso, vai ser uma forma de eu superar meus próprios limites, aprender novas competências e descobrir novos interesses”.

A jovem acredita que o intercâmbio será um divisor de águas para seu futuro, tanto pessoalmente quanto profissionalmente. “Sempre acreditei na educação e sei como ela transforma o cidadão. Vou estudar bastante, me dedicar aos estudos, pois pretendo ter uma boa situação financeira e quero ajudar minha mãe. Além disso, eu quero viajar bastante”.


Processo seletivo

A primeira etapa de seleção consistiu na análise dos requisitos obrigatórios para a participação: estar regularmente matriculado na 1ª série do ensino médio em um colégio público da rede estadual, ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em um colégio da rede pública estadual, ter no mínimo 14 e no máximo 17 anos e seis meses de idade na data de retorno ao Brasil (novembro de 2022), ter frequência igual ou superior a 85% em cada disciplina no ano letivo de 2021 e ter médias anuais do 9º ano, em 2021, iguais ou superiores a 7 em cada disciplina da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Na segunda etapa foi feita a avaliação das médias anuais de 2021 dos estudantes. Em cada município paranaense, foi selecionado o aluno com a maior nota no ano letivo de 2021 (soma das médias anuais de todas as disciplinas da BNCC). Dessa forma, um estudante de cada município passou para a terceira e última etapa do processo seletivo. Na etapa final, foram selecionados os 100 primeiros colocados.


Ganhando o Mundo Professor

Durante o evento de quarta-feira, 29, o Ratinho Junior anunciou que será lançado no segundo semestre o programa Ganhando o Mundo Professor, que possibilitará que docentes da rede estadual passem um mês no Exterior, aprendendo sobre a gestão das escolas. O objetivo é aperfeiçoar a prática pedagógica, como conhecer o sistema educacional, o processo de ensino e aprendizagem, as metodologias e avaliações do país visitado, entre outros. Além disso, o professor compartilhará sua experiência no Brasil e fará imersão na língua estrangeira.

Voltar para matérias