Vem aí a terceira edição do Concurso de Caipirinhas
O drink mais tradicional do país recebe um toque do Vale do Iguaçu na terceira edição do Concurso de Caipirinhas, organizado pela Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu (ATEMA). As inscrições já estão abertas, e o vencedor deve ser conhecido em novembro.
Paulo Souza, barman e um dos organizadores do evento, conta que a ideia do concurso surgiu em 2015, como forma de prestigiar a gastronomia local, dando destaque, também, ao Steinhaeger Doble W, bebida que é tradicional do Vale do Iguaçu. “Para fomentar o turismo gastronômico das cidades, veio a ideia do concurso, para premiar uma receita exclusiva, uma receita autoral, única”.
Os participantes do concurso devem ser empresas da área de gastronomia, como bares, restaurantes e lanchonetes. Também é necessário que tais estabelecimentos tenham atendimento ao público, sendo vedada a participação de empreendimentos que funcionem apenas como delivery. Além disso, a empresa deve estar em dia com os alvarás de funcionamento. Para barmans autônomos, Paulo dá uma dica. “Se ele fizer uma parceria com algum estabelecimento, alguma lanchonete, algum restaurante, ele pode participar”.
A receita dos participantes deve, obrigatoriamente, utilizar o Steinhaeger Doble W como destilado predominante. Os criadores das três melhores caipirinhas receberão uma garrafa personalizada de Steinhaeger em porcelana, edição especial e exclusiva do concurso. Também receberão uma placa atestando sua participação e colocação no concurso. Além disso, será criada uma rota das caipirinhas entre os participantes. “Será um roteiro para que as pessoas possam fazer essa visitação nos bares e restaurantes participantes. Isso vai ocorrer depois do concurso também, durante o ano, para o público poder participar, visitar os bares e provar as receitas do concurso”, completa Paulo.
Os estabelecimentos interessados em participar podem procurar a diretoria da Atema para receber o material informativo e a ficha de inscrição.
Atema
A presidente da Atema, Daiane Scolaro, relata que a associação foi criada pensando no desenvolvimento do turismo regional. Durante os 10 anos de ação, a instituição tem realizado ações voltadas ao setor público e também ao privado. “Hoje nós respondemos pela Região Turística Sul do Paraná, que abrange dez municípios. São os nove da Amsulpar (Associação dos Municípios Sul Paranaense), mais o município de Pinhão. Fazemos um trabalho de integração do desenvolvimento pensando em desenvolver o turismo em toda essa região. O nosso objetivo é que o turismo se torne uma nova fonte econômica para a região, porque potencial a gente tem de sobra, produtos nós temos de sobra, temos uma gastronomia muito farta aqui, excelentes produtos, excelentes empresas, temos tudo para dar certo no turismo”.
Atualmente, a Atema conta com 40 associados. Para fazer parte, é preciso que a empresa tenha algum tipo de atuação voltado ao turismo. “Empresários que têm interesse de fazer parte dessa entidade que vem trabalhando no desenvolvimento do turismo, estão todos convidados. É só entrar em contato conosco e a gente manda uma ficha de preenchimento de adesão”, relata Daiane.
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