Obras de contenção no morro de acesso ao bairro Dona Mercedes devem ter início

Em janeiro deste ano, novos deslizamentos de pedras no morro que fica próximo à Ponte Manoel Ribas, a conhecida Ponte de Arco, em União da Vitória, reacenderam o alerta sobre o local. Nesta ocasião especificamente, a Administração de União da Vitória iniciou conversas com a equipe do Departamento de Estradas e Rodagens do Estado do Paraná (DER-PR), Defesa Civil Estadual e Governo do Estado para uma possível solução ao problema ambiental verificado no morro. O trecho é de responsabilidade da esfera estadual, porém o executivo de União da Vitória se colocou à disposição para ajudar a evitar acidentes no trecho.

Obras de contenção no morro de acesso ao bairro Dona Mercedes devem ter início

Desmoronamentos bloqueiam a PR-477 constantemente; motoristas utilizam desvio na PR-280 e PR-476 quando isso acontece

Além dos deslizamentos, o morro, em dezembro de 2021, também foi alvo de um incêndio de grandes proporções, cujas árvores que protegiam a encosta foram completamente incineradas. As chuvas que ocorreram no período também colaboraram para que novas pedras viessem a se desprender no local. “O objetivo é garantir a segurança dos veículos e das pessoas que trafegam naquele trecho; por isso solicitamos junto aos órgãos competentes adequações preventivas e com urgência para o morro”, disse na época o prefeito Bachir Abbas.

De acordo com o professor de geografia e mestre em gestão ambiental no Vale do Iguaçu, Paulo Sérgio Meira Rocha, existe uma grande preocupação da sociedade com possíveis desmoronamentos naquela região, que é um dos acessos à União da Vitória, sendo a rodovia Wenceslau Vaz, no bairro Dona Mercedes. “Que eu saiba não existe nenhum estudo geotécnico em andamento sobre o morro próximo a Ponte dos Arcos. No meu ponto de vista a área pode ser classificada como sendo de alto risco para deslizamentos, principalmente pelo corte realizado em virtude da rodovia e danos ambientais como queimadas e desmatamento”, disse.

O contato brusco com a rocha é um agravante para o desencadeamento de rupturas no local. “Outro fator significante é se houver chuvas como as de 1983 e 1992 cujo solo será encharcado e poderá ocorrer outros deslizamentos. Para apontar soluções para a área seria necessário um trabalho técnico in loco”.


Edital para solucionar quedas de rochas no morro é lançado

O DER/PR publicou o edital da obra de estabilização de taludes da PRC-466, no morro no trecho de acesso ao bairro Dona Mercedes. “Vamos realizar uma grande intervenção neste segmento da rodovia, conhecido pela população como um ponto de queda de barreira, com rochas que geralmente bloqueiam o tráfego totalmente, colocando condutores e pedestres em risco”, afirmou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti. “O local já conta com sinalização e bloqueios para evitar o trânsito de veículos pesados, que tendem a agravar a situação, mas com a obra teremos uma solução definitiva, e as pistas liberadas para todos”.

A obra prevê a adequação do maciço rochoso próximo à rodovia, que receberá cortes e escavações até torná-lo um talude com inclinação segura, com duas banquetas (plataformas horizontais) e uma proteção com concreto projetado sobre tela na base do talude.

A PRC-466 no segmento será deslocada em cerca de cinco metros, ficando próxima ao novo talude e ajudando em sua estabilização. Ela terá duas pistas de rolamento de 3,60 metros cada, com faixas de segurança de 1 metro nos lados externos, uma ciclovia de 2,70 metros e um gradil para proteção dos pedestres do lado esquerdo da rodovia.

+ Possui alguma sugestão? Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp

Tanto para o talude quanto para a rodovia serão executadas soluções de drenagem, entre elas dreno sub-horizontal em rocha, bueiros, sarjetas de concreto, valetas e drenos longitudinais. Entre a rodovia e o Rio Iguaçu serão implantados muros de gabiões, associados a valetas de concreto e descidas d´água.

Por último será refeita a sinalização horizontal e vertical do trecho. O prazo de execução da obra é de seis meses, após concluída a licitação e assinado o contrato.


Edital

A licitação é realizada na modalidade Concorrência Pública, em que o vencedor é definido pela proposta de preço mais vantajosa à administração pública e pela habilitação dos documentos exigidos em edital.

A proposta de preço e os documentos devem ser entregues em envelopes separados ao DER/PR, selados e identificados, ficando arquivados até a sessão de abertura, marcada para o dia 07 de junho, às 14 horas, no auditório da sede do departamento, em Curitiba.

Após a abertura dos envelopes de preços, com transmissão ao vivo pela internet, a comissão de julgamento do DER/PR vai avaliar as propostas e publicar o resultado em diário oficial e no portal Compras Paraná, já convocando as classificadas para abertura dos envelopes de documentação, dando início ao período para interposição de recursos quanto a este primeiro resultado.

Voltar para matérias