União da Vitória vira centro do judiciário paranaense durante lançamento de novo fórum

União da Vitória foi o centro do judiciário paranaense na sexta-feira, 1º, com a reunião de diversas autoridades para o lançamento da pedra fundamental do novo fórum da cidade. O projeto, que inclui sala para a sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de União da Vitória, contará com um pavimento térreo, três pavimentos intermediários, um pavimento técnico, um pavimento de cobertura, uma edícula, guarita e estacionamento externo, totalizando uma área construída de 6.152,49 m² em um terreno de 8.685,70 m². A obra está orçada em cerca de R$ 35 milhões, segundo o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

A expectativa é que o novo fórum, localizado em área nobre de União da Vitória, próximo ao futuro Ambulatório Médico de Especialidades (AME), gere mais conforto à população. Além disso, para o presidente do TJ-PR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, a obra é uma representação do desenvolvimento do município. “É realmente um dia muito especial para União da Vitória, porque o novo fórum significa uma melhor condição de atendimento à população, uma melhor condição de trabalho para magistrados, para servidores. E também, a gente constrói fórum em lugar em que a gente percebe desenvolvimento e progresso. E é isso que a gente está acompanhando. Estamos muito felizes com como as coisas estão acontecendo aqui, com o progresso, com o trabalho que vem sendo realizado. A gente espera que a obra também alavanque novos empreendimentos, e anime as pessoas a investir em União da Vitória”.

“Este fórum, sonhado e pleiteado, apresenta-se como um avanço para o sistema de justiça do estado. Um espaço para que os servidores possam assegurar a boa prestação jurisdicional, que já vem se consolidando como exemplar neste que é um dos principais tribunais brasileiros”, destacou a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná (OAB-PR), Marilena Indira Winter.

Para o juiz diretor do fórum, Emerson Luciano Prado Spak, o lançamento da pedra fundamental é a realização de um sonho. “É a concretização de um projeto buscado a várias mãos pelas lideranças da cidade, pelo prefeito, pelo Poder Judiciário, e hoje nós podemos comemorar o lançamento dessa obra tão importante, que vai possibilitar e permitir ao jurisdicionado um atendimento de mais qualidade, mais próximo do cidadão. Um prédio que vai possibilitar a unificação dos dois fóruns da cidade, possibilitando que a vara de família seja atendida também junto com as demais varas. Será um prédio moderno, um prédio com estrutura voltada para a demanda dos processos virtuais, ao lado do prédio do Ministério Público, enfim, uma obra que vai agregar bastante ao poder judiciário e vai possibilitar um serviço ao jurisdicionado de excelência. Há muito tempo nós buscamos a concretização desse projeto do novo fórum. Agora, com a nova presidência, o presidente Keppen fez questão de iniciar essa obra dentro do exercício da presidência dele, e agora concretiza esse sonho e possibilita que o poder judiciário possa apresentar um trabalho em um local mais acolhedor ao jurisdicionado, que possa unificar todo o atendimento e que vem em prol da população de toda a região, não só de União da Vitória como das demais cidades da comarca”.

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Fernando Quadros, comenta que o novo fórum permitirá que os servidores trabalhem em condições mais adequadas, e que a população será recebida em um ambiente acolhedor. “[É um sinal de que] a região está prosperando muito, e as pessoas todas têm um papel muito importante. [Gostaria de dizer para a população] não esquecer as suas origens e trabalhar para construir uma cidade boa de se viver, uma região boa de se viver, onde muita gente pode trabalhar e criar os filhos, ter família, ter amigos e viver com alegria”, completa.

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-9), desembargador Célio Horst Waldraff, frisa a importância do investimento em áreas públicas. “É de fato um privilégio poder estar aqui num momento tão importante como esse em que nós vamos aperfeiçoar a qualidade do serviço que a justiça presta para a sociedade em União da Vitória. É essa a razão de ser da nossa vida e nós acreditamos que de fato a população vai ficar ainda melhor servida. Cada vez mais é difícil o investimento na área pública, né? Então é importante, é uma conquista extraordinária para nossa cidade poder ter um uma estrutura como essa. Sendo filho da terra aqui, tenho uma ligação muito forte com a cidade que nunca desconectou e fico satisfeito, contente de ver essa realidade”.

O ex-presidente da OAB-PR, José Lucio Glomb, aponta que as adequações do fórum eram necessárias há tempo, visto que o atual prédio já se encontra em situação pouco agradável. “As novas instalações serão modernas e com os meios tecnológicos indispensáveis para o exercício da nossa profissão. Ela serve para que a justiça ande mais celeremente, aja com mais eficiência e realmente isso é o que interessa a todos aqueles que procuram a solução do seus litígios na justiça”.

Bachir Abbas, prefeito de União da Vitória, comenta sobre o importante somatório investido na região em que será construído o fórum. “É um volume considerável de recurso que vai ser investido em União da Vitória com aquele complexo que foi criado com o novo fórum, com a nova sede do Ministério Público, com a nova sede do Cisvali. São quase R$ 100 milhões que serão investidos naquela região. Isso é gerar emprego e renda. A gente acompanhou desde o começo. Teve a cessão do terreno pelo município na época do prefeito Santin, agora nós prorrogamos essa cessão, e a gente fica feliz, porque na verdade modifica toda aquela região onde vão ser construídos todos esses prédios públicos”.

O secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Santin Roveda, relata o desejo de que, no futuro, a prefeitura de União da Vitória também transfira seus serviços para o prédio do fórum. “No dia de hoje, então o lançamento da pedra fundamental para gerar emprego também, oportunidade, fazer girar a economia de União da Vitória. Estou bem feliz porque lá atrás a gente fez um direcionamento para que o fórum atual ficasse com uma nova prefeitura. Logicamente se o nosso novo prefeito, Ary Carneiro Junior, quiser que isso aconteça, isso vai ser muito benéfico para a população de União da Vitória, que vai ter uma prefeitura com mais possibilidades de bom atendimento”.

“É um marco histórico para União da Vitória, entre tantos e tantos outros marcos que nós esperamos alcançar nos próximos anos. Portanto, fiz questão de estar aqui para prestigiar esse evento e dizer que estou muito contente. E mais: tem um pouquinho do meu dedinho nesse evento, porque toda essa área da rede que foi comprada em União da Vitória, foi no meu mandato, nós compramos 120.000 m², o que dá mais de cinco alqueires nessa área da Rede Ferroviária em União da Vitória, e eu tenho muito orgulho porque hoje por exemplo essa construção vai estar abrigada nessa área da Rede, está abrigado o Sesc, Senac, e a saúde também agora com essa questão importante da Ame e do Cisvale”, ressalta o líder do governo e representante da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Hussein Bakri.

O edital de licitação para a escolha da empresa responsável pela construção do fórum foi aberto em 23 de julho. Além de União da Vitória, o edital publicado também inclui a construção de novos fóruns em Paranavaí e Campo Mourão. A expectativa é que a obra seja concluída em 2025.

Possui alguma sugestão?

Clique aqui para conversar com a equipe de O Comércio no WhatsApp e siga nosso perfil no Instagram para não perder nenhuma notícia!

Voltar para matérias