Márcio Villela, um visionário da radiodifusão
Empresário, ex-presidente da Aerp, faleceu na sexta-feira, 02
A Comunicação está enlutada com a morte de Márcio Villela. O empresário, que foi presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp) entre 2012 e 2016, e Secretário de Estado da Comunicação Social do Paraná entre 2016 e 2017 faleceu na sexta-feira, 02, aos 55 anos, vítima de um câncer.
Nascido em Londrina, em 1966, Villela cursou engenharia civil da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) entre 1983 e 1997. Foi durante este período, em 1988, que veio uma de suas primeiras contribuições para a comunicação, por meio da criação da Acess Consultoria e Informática, empresa especializada em sistemas de gestão e automação para emissoras de rádio, TV, jornais e revistas. Em 2010, tornou-se sócio proprietário da Rádio Tradição de Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba, posto que ocupou até 2018.
Inovações na radiodifusão paranaense
Foi durante seu mandato como presidente da Aerp que a instituição passou a oferecer, de forma EaD, cursos voltados ao seguimento. O projeto demonstra a preocupação de Villela com a qualificação dos profissionais e das rádios paranaenses.
“Somente com práticas inovadoras e um programa de qualificação profissional permanente – atento as demandas do presente e futuro – o rádio se manterá competitivo”, disse em entrevista ao portal Tudo Rádio, em 2016.
Em sua gestão, foram realizados 27 seminários à distância, que garantiram certificado para mais de 10 mil profissionais. Foi também em seu último ano à frente da Aerp, em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e com a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (Fenaert), que a instituição assinou um acordo de cooperação com o Centro Universitário Internacional Uninter para a realização do primeiro curso de pós-graduação a Distância em Gestão de Empresas de Radiodifusão do país.
No mandato de Villela foi criado, ainda, a rede Aerp de Notícias, um serviço que fornece aos associados reportagens, colunas e conteúdos especiais que podem ser usados pelos associados em sua programação.
Guardião da Aerp
Na quarta-feira, 30 de junho, Villela recebeu a comenda de Guardião da Aerp. O título é dado a pessoas reconhecidas no mercado de Rádio e TV do Paraná, e que, ao receberem a homenagem, passam a fazer parte do Conselho Permanente de Guardiões da Aerp, sendo convocados quando a instituição precisa de aconselhamento.
Visita a União da Vitória
Em 2016, como Secretário da Comunicação Social, Márcio visitou a cidade e os estúdios da Rádio União, veículo pertencente ao Grupo Verde Vale de Comunicação. Na oportunidade, Márcio falou sobre a importância da imprensa do interior como elo entre o Estado e a população.
“É preciso lembrar que precisamos dessas parceiras para fazer os programas do governo chegar até o cidadão paranaense, não importa em que canto do Paraná eles estejam. Aqui na região centro-sul notamos que existe essa integração”.
Entidades lamentam morte de Villela
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV (ACAERT) emitiu nota de pesar pela morte de Villela.
“Neste momento difícil, desejamos que o tempo conforte familiares, amigos e colaboradores. Em nome da diretoria da ACAERT, nossos sentimentos de solidariedade mais sinceros a todos os radiodifusores paranaenses, especialmente ao nosso amigo e presidente Caique Agustini e à família Villela. A radiodifusão catarinense está de luto pela perda de mais uma liderança insubstituível do nosso segmento. Que o legado deixado por Márcio Villela nos ajude a ser ainda maiores e mais unidos, honrando os seus ensinamentos e sua biografia”, disse nota.
A Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura do Paraná também comunicou seu pesar por Márcio, que ocupou a pasta entre os anos de 2016 e 2017.
Voltar para matérias