Especial Odilon Muncinelli: “Amor pela história”
Meu amigo confrade Dr. Odilon Muncinelli, o advogado.
Você não é jornalista, mas escreve muito bem. É um grande observador crítico e conhecedor de tudo aquilo que é importante para o ser humano.
Você também não é graduado em história, mas é um guardião na construção do legado do povo do passado. É um cidadão que respeita e ama a terra em que vive, expressando gratidão aos que construíram e fizeram a história.
Caro Dr. Odilon, 15 anos se passaram e a coluna “Milho no Monjolo”, do jornal O Comércio, tem um sábio operador com muita paciência, habilidade e competência. Debulha grão a grão da espiga e tritura passo a passo no seu monjolo, o alimento aos famintos por cultura e conhecimento. Socializa as mais belas e ricas histórias, fatos e notícias, esclarecendo dúvidas e engrandecendo aqueles que construíram a nossa história. Sem perder a linha com muita classe e destreza, mantém aquele saber ao lançar desafios. Provoca reflexões aos pensadores e pesquisadores interessados em rever a história para aproximação da verdade.
Infelizmente, muitos, por interesse das oligarquias e por ordem ideológica ou pessoal, acabam camuflando e maquiando a verdadeira história para não perder o controle do poder.
Dr. Odilon na sua simplicidade do SER, no zelo da sua intelectualidade e na fortaleza da sua cultura, sempre revelou o espírito de um grande guerreiro superior aos cavaleiros medievais, mas nunca esqueceu de ser nobre cavalheiro com sua fiel e amada esposa Aldair.
Como bom observador nas minhas visitas semanais nunca deixei a curiosidade de lado. Constatei que o preparo da sua coluna “Milho no Monjolo” é ligado pelo fiel companheiro: o chimarrão sagrado. Não só com erva e água abençoada, mas pelas folhas verdes da exuberante decoração. Foi exatamente no seu escritório que, com a presença de seus amigos e numa visita da jornalista Wannessa Stenzel, nasceu o “Chimarrão Cultural”, com altos e saborosos papos intelectuais transformados em elucubrações científicas.
Dr. Odilon! Tenho certeza absoluta que lá do alto o tropeiro, comerciante, um dos últimos comandantes de navegação do Rio Iguaçu com sua lancha Santa Terezinha, o teu querido Pai, o Velho Cícero Muncinelli, está muito feliz e orgulhoso do seu garoto, o querido filho Odilon. Parabéns Dr. Odilon!!!
Beira do Iguaçu, abril de 2018.
Voltar para matérias