Luto: Vale do Iguaçu se despede de Álvaro Schwegler
O Vale do Iguaçu recebeu com pesar a notícia do falecimento do empresário Álvaro Schwegler, aos 67 anos, vítima de um traumatismo craniano causado por um acidente de motocicleta. Álvaro, que estava acompanhado da esposa, Jane Carla Woehl, viajava com destino ao Peru quando perdeu o controle do veículo. Chegou a ser levado para o hospital no Acre, estado em que sofreu o acidente, mas não resistiu aos ferimentos. A esposa teve ferimentos leves.
Álvaro, além de destaque no cenário empresarial, era também presidente da diretoria leiga da Associação de Proteção à Maternidade e Infância (APMI) de União da Vitória. Além disso, fazia parte da gestão do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), e da Federação das Indústrias do Estado de SC (FIESC/SC), na gestão 2021/2025.
Em 1994, Álvaro assumiu, junto do irmão, Maurício Schwegler, a direção da empresa da família, a Esquadrias Schwegler. Foi nesse período que a empresa começou a fazer negócios no interior de São Paulo e também do Paraná. Pouco tempo depois, expandiram para o mercado internacional, com exportações para a Argentina, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos, parte da África, Oriente Médio, e também para a Inglaterra, Caribe, Salvador, Nicarágua, Guatemala e Panamá.
Engenheiro civil de formação, Álvaro herdou do pai, Alvino Schwegler, a dedicação ao trabalho. Muito centrado em seus afazeres, tinha uma mente inquieta, sempre em busca das melhores soluções. “No momento da fábrica, ele estava sempre analisando como utilizar melhor os materiais, como aproveitar tudo da melhor maneira possível, gerar menos perda em todos os sentidos. Mesmo em casa, na semana, ou quando estava de folga, ele estava sempre mexendo em alguma coisa. Ele é engenheiro de formação, então ele sempre estava desmontando uma coisa, desmontando aquela outra”, lembra a filha Fabiane Schwegler. “Embora tenha sido um pai exigente, sempre estava lá. Quando a gente precisava dele, ele sempre estava disposto, preparado. Então, eu tenho lembranças muito boas do meu pai”, completa.
Álvaro também era um entusiasta da educação. Com a família, foi, desde 1994, mantenedor do Núcleo Educacional Jornalista Hermínio Milis, na área Industrial de Porto União. “Meu pai sempre se esforçou para manter a escola com computadores, materiais escolares para as crianças, uniformes. A gente ajuda eles com as atividades extracurriculares. Eles têm um projeto de contraturno à tarde com as crianças, onde eles fazem coisas de meio ambiente e outras atividades para manter as crianças dentro da sala de aula, dentro da escola, para os pais poderem trabalhar tranquilos”, explica Fabiane.
Pesar
Em nota, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, destacou a importância de Álvaro para a indústria catarinense. “Álvaro Schwegler foi um exemplo de trabalho e perseverança, contribuindo ativamente para que o Grupo Schwegler gerasse empregos, desenvolvimento e conquistasse mercados internacionais, com presença em 12 países. Como a grande maioria dos industriais catarinenses, Álvaro também dedicou parte de seu tempo às atividades comunitárias e às entidades de classe”.
A prefeitura de União da Vitória lembrou a atuação social de Álvaro na comunidade. “Álvaro, foi empresário no Vale do Iguaçu, conhecido por sua atuação nas Esquadrias Schwegler, recentemente inaugurou junto com seu irmão Maurício o Centro Comercial São Cristóvão. Durante a enchente do rio Iguaçu em 2023, não mediu esforços para colaborar com a população de nosso município. Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares e amigos, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda”.
“Além de empresário de destaque, o Sr. Álvaro dedicou incansáveis esforços como presidente da diretoria leiga do Hospital APMI, contribuindo significativamente para a saúde da nossa comunidade. Sua partida deixa um vazio imensurável, e sua generosidade e comprometimento serão lembrados com admiração e gratidão por todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo”, destacou a APMI em nota.
A administração de Porto União decretou luto oficial de três dias em sinal de pesar. Álvaro Schwegler foi sepultado na quarta-feira, 03, no Cemitério Municipal de Porto União. O empresário deixa a esposa Jane e as filhas Fernanda e Fabiane Schwegler
Voltar para matérias