Milho no Monjolo – 02 de dezembro de 2022

Mudança de nome 

A Praça Paraná, em Porto União, Santa Catarina, possui um monumento denominado Símbolo da Força e do Equilíbrio representado por uma plataforma que sustenta um enorme cubo de ferro e aço que se equilibra em um dos ângulos como único ponto de apoio e simboliza a força e o equilíbrio que existe entre as nossas Cidades Irmãs, Porto União, Santa Catarina e União da Vitória, Paraná. A Praça foi revitalizada na gestão do Prefeito Victor Buch Filho, em 1967, no Cinquentenário de Porto União, acrescentando-se o mencionado Cubo. Anotação: Neste final de ano, a Praça foi revitalizada mais uma vez. Comenta-se que em breve o seu nome será mudado para Praça Carlos Knippschild Júnior, em homenagem ao mecânico criador do Cubo.


Uma página do contestado 

Inaugurada em 22 de setembro de 2012, na divisa entre Porto União, Santa Catarina e União da Vitória, Paraná, o nome da Praça do Contestado presta homenagem ao Conflito do Contestado que iniciou-se em 1912, com seu término em 1916. A Praça conta com uma estátua em bronze em tamanho natural de uma personagem histórica, o Monge João Maria. Conta ainda com uma pequena guarita e com o monumento “Uma Página do Contestado” escrita pela professora Aldair Wengerkiewicz Muncinelli e este Colunista, aprovada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.


Prêmio Jabuti 

O jornalista e escritor Laurentino Gomes, membro da Academia Paranaense de Letras (APL), onde ocupa a Cadeira 18, desde 2010, conquistou o Prêmio Jabuti 2022, na categoria “Biografia e Reportagem”. Laurentino Gomes foi premiado pela obra “Escravidão”, em seu volume II (faz parte de uma Trilogia), publicada pela Editora Globo. O Prêmio já virou uma constante para o maringaense Laurentino Gomes: ele já o conquistou oito vezes.


Goles da cidade

Meio século de História, com apetitosas crônicas da vida curitibana, seus fascínios e seus pecados, o glamour e o mundano, contadas e propagadas no bar, restaurante e boate “No Pasquale”, ancorado no Passeio Público, o centro de irradiação do cotidiano curitibano, virou livro. Esses goles históricos de Curitiba, seus moradores ou visitantes, muitos deles famosos, estão em “Lá no Pasquale”, escrito por Antônio Carlos Carneiro Neto, advogado, radialista, jornalista, publicitário e ocupante da Cadeira 40 da Academia Paranaense de Letras (APL). Houve época em que tudo acontecia em Curitiba, no mínimo se sabia no “Pasquale” e Antônio Carlos Carneiro Neto, frequentador assíduo do local, conta muito desse “menu” e de suas personagens nesse livro cujo lançamento ocorreu na última terça-feira, dia 29/11, na Livraria da Vila (no Shopping Pátio Batel).


A última 

Este Colunista e acadêmico enviou 5 textos para publicação na Revista da ALVI, em sua edição deste ano (2022), a saber: Mapa do Brasil, Breves Apontamentos Sobre a Coluna “Milho no Monjolo”, Affonso Reis Teixeira Filho, Mulheres na Política e Um Prédio Centenário (Texto da professora Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, Comendadora “Pinhão do Vale”).

milho no monjolo

Voltar para matérias