Milho no Monjolo – 12 de agosto de 2022
Mensagem do autor
“É com orgulho que venho anunciar o lançamento do meu primeiro livro! Enfim, chegou o dia, muito mais cedo do que o esperado, mas mesmo assim é bem vindo. Nunca imaginei que lançaria um livro tão cedo, e tão pessoal quanto esse. Mas o futuro ri de nossos planos. Mesmo assim, aqui estamos, em parceria com a Editora Viseu, a pré-venda do meu primeiro livro, “Devaneios”, já começou! Não tenho muito mais o quê falar, além de que estou imensamente agradecido e orgulhoso de todo o trabalho que foi derramado nessa edição. Acho que tudo é muito bem encapsulado na sinopse: “Na madrugada, noite adentro, um coração vazio, fogo na lareira, visões nas paredes, devaneios. Aqui vai um mergulho na mente de um poeta que acredita que os escritos aqui compilados são… devaneios, loucuras, mas com significado. Abra e veja.” Espero que todos abram e vejam. (Texto do poeta Enzo Luigi Muncinelli, neto deste Colunista). Vida longa e próspera ao Poeta!
“A dama da cultura” 1
O Decreto nº 734, do dia 02 de agosto de 2022, concedeu o Título de Cidadã Benemérita de Porto União, Santa Catarina, para a professora Therezinha Leony Wolff. Anotação: A entrega do Título ocorre no dia 05 de setembro próximo, Dia do Aniversário do Município.
“A dama da cultura” 2
A memorialista Therezinha Leony Wolff nasceu no dia 02 de junho 1935, em Porto União, Santa Catarina. Iniciou sua trajetória estudantil no Jardim de Infância do Colégio Santos Anjos. Depois, foi alfabetizada pela 1ª Vereadora de Porto União, a professora Araceli Rodrigues Friedrich, no Grupo Escolar “Professor Balduino Cardoso”, onde também frequentou o Curso Normal Regional, na anexa Escola Normal Regional “Marcelino Dutra” e também na Escola Normal “Professora Amasília”. Começou a sua formação superior em Pedagogia, na antiga FAFI, hoje Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Completou esses estudos em Curitiba na Universidade Federal do Paraná – UFPR, com especialização em Supervisão Escolar. Escreveu vários livros, entre eles: “Pegadas Amigas”, “Contos da Bisa”, “Santos de Casa”, este lançado recentemente. Escreve para o Jornal O Comércio. É membro da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI), Academia de Cultura de Curitiba (ACCUR) e Academia de Cultura Precursora da Expressão (ACUPRE). Ostentando os Títulos de “Dama da Cultura” e “Dama do Centenário de Porto União” ela vive na memória dos leitores, com seus contos e falas em suas inúmeras histórias e acontecimentos. Na última segunda-feira, dia 08, numa justa e merecida homenagem, o Projeto de Lei 19/2022, aprovado por unanimidade, concedeu o Título de Cidadã Honorária de União da Vitória, Paraná, para Therezinha Leony Wolff, professora, escritora, poetisa, historiadora, agitadora cultural, ícone da Cultura, História e Educação das nossas Cidades Irmãs. Anotação: A entrega do Título ainda não tem data marcada.
Voltar para matérias