Milho no Monjolo – 27 de janeiro de 2023
Origem da dança com o casal abraçado
Uma Breve História da Dança informa que no final do século XVIII, surgiu na Áustria a valsa como a primeira modalidade dançante com o casal abraçado, um de frente para o outro. Em um primeiro momento, essa dança causou grande escândalo e grande polêmica na Corte Austríaca. Afirma-se ainda que a dança surgiu em Paris no fim do século XVIII com a valsa como a primeira dança com o casal abraçado. Essa dança ficou conhecida no Brasil com a chegada da Corte Portuguesa no ano de 1808. Fonte: Wkipédia, a Enciclopédia Livre.
Origem do nome
União da Vitória em território paranaense Porto União no catarinense e no meio o Rio Iguaçu e a Estrada de Ferro. O nome da cidade é em referência à primeira denominação do povoamento, Entreposto de Nossa Senhora da Vitória, fundado pelo capitão e sertanista Antônio da Silveira Peixoto.
Origem do nome
Sua História começa em 1842, com a descoberta do Vau do Rio Iguaçu, pelo sertanista Pedro Siqueira Cortes, para a passagem das tropas que vinham dos campos de Palmas. Esse era também o ponto de embarque e desembarque para quem usava o Rio Iguaçu como via de transporte, era a união do Caminho das Águas com o Caminho das Tropas, daí o primeiro nome: Porto da União.
Escrever e falar
Parafraseando o escritor Stephen King, – ao escrever sou melhor que ao falar. Nascido no dia 21 de setembro de 1947, em Portland Maine, EUA, Stephen King é um escritor de terror, ficção sobrenatural, suspense, ficção científica e fantasia. É o 9º autor mais traduzido no mundo. É autor dos livros “It – A Coisa”, “A Dança da Morte”, “Novembro de 63” e outros. Dele ainda é o excelente livro “Sobre a Escrita”.
Mais um livro
Na manhã da última segunda-feira, dia 23, a Biblioteca deste Colunista foi enriquecida com mais um livro. Trata-se de “Missão Dada – Dez Meses Para Forja de Um Caráter”, o décimo livro de Jair da Silva, o Craque Kiko, que brindou-me com um exemplar. Desde já agradeço a gentileza! A obra conta histórias de caserna.
última
A Coluna de hoje é dedicada ao amigo Vitor Marcos Gregório, renomado professor e pesquisador do Instituto Histórico do Paraná (IHPR), campus de União da Vitória, PR, historiador e divulgador da nossa História Local, mediante textos em jornais e revistas e comentários na TV.
Voltar para matérias